prevenção

Sem voluntários, Centro de Valorização da Vida reduz horário de atendimento

O CVV atualmente conta com 28 voluntários, número abaixo do suficiente

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 19/05/2014 às 11:12
Foto: Guga Matos/JC Imagem
O CVV atualmente conta com 28 voluntários, número abaixo do suficiente - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma entidade que atua no Recife há 17 anos na prevenção de suicídios e fortalecimento da saúde emocional. Atualmente, o centro conta com 28 voluntários, número abaixo do suficiente e por isso, precisou reduzir horário de atendimento, deixando de atender durante 24 horas, funcionando entre as 7h e 2h30. Para  suprir essa carência, o CVV abriu inscrições para a seleção de voluntários. O processo ocorre no próximo final de semana para ocupar 42 vagas.

Com o lema "Como Vai Você?", que faz alusão à sigla do centro, o CVV tem o objetivo de erradicar problemas de saúde emocional utilizando a técnica de ouvir. "Os voluntários são pessoas leigas treinadas para ouvir o desabafo de alguém que esteja passando por problemas. Eles ouvem e aceitam a pessoa como ela é, sem julgamentos", explica o coordenador geral do CVV, Airton Siqueira.

Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio mata uma pessoa por hora no Brasil. Esse fato é encarado como problema de saúde pública e entidades como essa são responsáveis pela diminuição desse índice. Segundo o coordenador da entidade, o simples ato de ouvir é capaz de amenizar a tristeza ou a depressão de alguém. "Nós nos baseamos no respeito, no sigilo, não direcionamos ninguém a tomar atitudes. Nós apenas ouvimos e partilhamos de experiências. Isso faz uma enorme diferença", pontua Siqueira.

Para participar da seleção, basta ter 18 anos e ter disponibilidade mínima de 5 horas por semana. O serviço é prestado por leigos que são capacitados conforme a teoria do psicólogo norte-americano Carl Rogers, na qual a pessoa é o centro da abordagem. Os atendimentos são feitos por telefone, Skype, e-mail, carta ou chat. 

O CVV Recife realiza mensalmente uma média de 1.500 atendimentos gratuitos à população, por meio de seus telefones 141 ou 3421-7311 e funciona na Av. Manoel Borba, 99/102 – Boa Vista – Recife. Os interessados podem acessar o site www.cvv.org.br.

VOLUNTÁRIO - As inscrições para o voluntariado podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (81) 9406-6342 (claro), (81) 8798-6831 (oi) ou 3421-7311.

Últimas notícias