campanha

Saúde aproveita a Copa para combater a aids

Ações, com distribuição de camisinhas, serão mais intensas no Recife, em São Lourenço da Mata e em Ipojuca

Betânia Santana
Cadastrado por
Betânia Santana
Publicado em 10/06/2014 às 3:42
Foto: Portal NE10
Ações, com distribuição de camisinhas, serão mais intensas no Recife, em São Lourenço da Mata e em Ipojuca - FOTO: Foto: Portal NE10
Leitura:

Um milhão e quinhentas mil camisinhas vão reforçar a prevenção da aids e das doenças sexualmente transmissíveis em Pernambuco durante a Copa do Mundo de Futebol, que começa nesta quinta-feira. Coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueiroa informa que a remessa extra já seguiu aos municípios e organizações que atuam no campo educativo. A orientação é que as prefeituras, principalmente a do Recife, a capital, São Lourenço da Mata, que tem a Arena Pernambuco, e Ipojuca, balneário turístico, promovam ações voltadas aos visitantes e aos moradores durante eventos de rua.

“As ações de prevenção também incluem o Projeto Proteja o Gol, lançado na última segunda-feira, em Salvador (BA), pelo Ministério da Saúde em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV e Aids (Unaids)”, informa Figueiroa. O foco são os jovens do sexo masculino, público maior do evento esportivo. Em razão disso, o Estado, com apoio do ministério e da entidade internacional, estará disponibilizando testes rápidos de aids próximo ao local de aglomerações.

Não existe uma associação direta entre Copa e transmissão da aids, mas o evento de grande porte acaba aglutinando público e é uma oportunidade para disseminar a prevenção. Além disso, junto às disputas em campo, há as festas de ruas e o consumo de bebida alcoólica, que aumenta a vulnerabilidade a doenças sexualmente transmissíveis. A campanha Proteja o Gol é protagonizada pelo jogador David Luiz, da Seleção Brasileira, e por outros craques mundiais. O material educativo está disponível na internet, em unaids.org.br/protejaogol/materiais-campanha/.


Últimas notícias