Saúde

Ceatox é referência para tirar dúvidas sobre intoxicações e acidentes com animais peçonhentos

Em quatro anos, unidade soma 48 mil atendimentos e ajuda a evitar mortes

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 23/10/2015 às 7:04
Sérgio Bernardo/JC Imagem
Em quatro anos, unidade soma 48 mil atendimentos e ajuda a evitar mortes - FOTO: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Um velho ditado, inspirado numa frase do médico suíço Paracelso (1493-1541), diz que só a dose faz o veneno. Na maioria dos casos, essa máxima faz sentido. A questão é que nem todo mundo tem habilidade para identificar a quantidade que faz uma substância ser altamente nociva, especialmente quando alguém se envolve em acidente com animais peçonhentos (como escorpiões e serpentes) e intoxicação por medicamentos, chumbinho ou produtos de limpeza. Quando esses casos acontecem, recomenda-se entrar em contato com o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE). Uma ligação rápida para a central, que funciona 24 horas (0800 7226001), pode ser o suficiente para tirar dúvidas de quem é vítima desse tipo de acidente.

“A partir do relato das pessoas, fazemos a orientação e o encaminhamento para postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou algum dos hospitais das 12 Gerências Regionais de Saúde. Hoje, em todo o Estado, há locais com profissionais capacitados para atender pessoas que são picadas por escorpião ou se envolvem em algum acidente com agente tóxico”, diz a pediatra e toxologista Lucineide Porto, coordenadora do Ceatox-PE. 

Os casos de maior notificação incluem as picadas por escorpião. Em 2014, foram 629 registros. Neste ano, já são contabilizados 532 casos até setembro. Nem todas as situações exigem a administração do soro antiescorpiônico. “As crianças geralmente ficam em observação nas unidades de saúde onde há a solução. Os adultos nem sempre precisam do soro, mas podem necessitar de alguma medicação para dor, que tende a aparecer após a picada do escorpião. Em qualquer caso, o indicado é ligar para o Ceatox para saber como proceder”, informa a médica. 

Na Região Metropolitana do Recife, o soro está disponível no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central da cidade, e ainda nos Hospitais João Murilo de Oliveira (Vitória) e Jaboatão Prazeres (Jaboatão dos Guararapes). No interior, os hospitais regionais contam com o antídoto. Em Pernambuco, essa descentralização foi feita em 2011. Antes disso, o Ceatox-PE era só um setor do HR. Há quatro anos, foi instituído, por meio de lei, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, que se tornou o primeiro a tomar a iniciativa no País. Nacionalmente, a toxicologia foi incluída no SUS apenas este ano.

Em quatro anos, o Ceatox soma 48.616 mil atendimentos pela central telefônica. Do total, 19,8 mil foram por solicitação de informações, 11,1 mil de casos de acidentes com animais peçonhentos – desse universo 29,9% envolvem acidentes com escorpiões. Em seguida, vêm acidentes com medicamentos (24%) e agrotóxicos agrícolas (chumbinho), com 9,8% dos casos. 

Últimas notícias