Campanha

PCR quer vacinar 90 mil pessoas no Dia D da campanha contra gripe

No início da manhã, dos 148 postos programados para vacinar contra a gripe na cidade, 109 abriram

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 13/05/2017 às 12:22
Foto: Luiz Pessoa/JC Imagem
No início da manhã, dos 148 postos programados para vacinar contra a gripe na cidade, 109 abriram - FOTO: Foto: Luiz Pessoa/JC Imagem
Leitura:

A Secretaria de Saúde do Recife abriu o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a influenza com 109 postos, dos 148 programados para atender a população neste sábado (13). “Parte dos auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros aderiram à paralisação convocada pelos sindicatos. Iniciamos com 74% dos postos funcionando”, declara o secretário de Saúde da cidade, Jailson Correia. Ao meio dia, o índice chegou a 80% de postos vacinando contra a gripe.

Segundo ele, para suprir a ausência dos funcionários que aderiram ao movimento (a categoria reivindica melhores condições de trabalho) foi montado um plano de contingência. “Diretores, coordenadores e gestores estão atuando nos postos para aplicar as vacinas. São todos profissionais da área médica. Nosso objetivo é garantir o maior número possível de pessoas vacinadas contra a gripe”, afirma.

Na noite de sexta-feira (12), o desembargador André Oliveira da Silva Guimarães, a pedido da prefeitura, decretou ilegalidade do movimento, sob pena de multa diária de R$ 30 mil para o sindicato. “Creio que os auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros deverão ir aos postos até o fim da vacinação, às 17h”, diz o secretário.

A expectativa da secretaria é vacinar 90 mil pessoas neste sábado (13). Desde o início da campanha – em 17 de abril para profissionais de saúde e em 24 de abril para a população – até a sexta-feira (12/05) tinham sido imunizadas contra a gripe 94 mil pessoas no Recife. Isso representa 26% do total de 430 mil pessoas inseridas nos grupos prioritários na capital pernambucana.

PRIORIDADE

Os grupos prioritários são formados por idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores dos ensinos básico e superior de escolas públicas e privadas e profissionais de saúde.

Daniela Endriss levou o filho Vitor Endriss, 3 anos, para tomar a vacina na Policlínica Waldemar do Oliveira, em Santo Amaro, bairro da área central do Recife. “É a segunda vez que Vítor participa da campanha e noto que ele tem menos gripe”, diz Daniela Edriss. Ela também levou a babá do garoto, uma idosa, para ser imunizada. “Protejo logo os dois”, destaca.

A campanha continua até 26 de maio nos postos de saúde. "É muito importante vacinar nesse período do ano, porque o vírus da gripe circula mais na estação fria, que vai de junho a agosto. As pessoas precisam estar protegidas antes que a circulação do vírus aumente", reforça Jailson Correia.

Últimas notícias