Saúde

Programa de atenção a gestantes adolescentes do HC abre vagas

Grávidas com até 20 anos e 11 meses podem participar dos encontros. O objetivo é oferecer um acompanhamento multidisciplinar às futuras mães

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 23/05/2017 às 12:31
Foto: Igo Bione/Divulgação
Grávidas com até 20 anos e 11 meses podem participar dos encontros. O objetivo é oferecer um acompanhamento multidisciplinar às futuras mães - FOTO: Foto: Igo Bione/Divulgação
Leitura:

O Programa de Atenção à Gestante Adolescente (Progesta) do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) permanece com inscrições abertas para as grávidas que desejam participar das reuniões e ações do 28º grupo. O objetivo do programa é oferecer um acompanhamento multidisciplinar às futuras mães que têm até 20 anos e 11 meses, cujo período de gestação seja de até seis meses.

As gestantes adolescentes interessadas em participar devem comparecer na próxima quinta-feira (25), das 7h30 às 7h45, na Sala Rosada, do Ambulatório de Pré-Natal do HC, que fica localizado no 2º andar do hospital, levando documento de identificação, caderneta da gestante e cartão com o registro de prontuário (paras as pacientes que são atendidas no HC). O programa é aberto para qualquer gestante adolescente, mesmo para aquelas que não fazem o pré-natal no HC.

O grupo de grávidas que participa do Progesta se reúne todas as quintas-feiras, das 8h às 9h, com sessões de fisioterapia, e, das 9h30 às 11h, com um encontro do grupo comandado por algum profissional da área de saúde do HC, de forma participativa e dinâmica.

A equipe do Progesta é composta por médica pediatra e hebiatra (especialista em adolescentes), assistente social, enfermeiras, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e dentista. A ideia é que, por meio dessa troca de conhecimento, a gestante possa trabalhar as transformações físicas que ocorrem ao longo da gravidez e se preparar para um parto no qual ela se sinta segura, tranquila e apta para os cuidados consigo e com o bebê.

Cronograma

25/05 – Transformações físicas na gravidez e desenvolvimento do bebê
01/06 – Cuidados na gestação e saúde bucal
08/06 – Alimentação saudável na gestação e no pós-parto
22/06 – Tipos de parto e sinais de parto / Visita à Maternidade do HC
26/06 – Cuidados com o bebê
06/07 – Planejamento familiar / Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e aids
13/07 – Prevenção de acidentes na infância
20/07 – Encerramento

Mais informações:
Progesta
81 2126-3668 (Luciana/Rosário) e 81 2126-3585 e 81 2126-3917 (Sandra)

Últimas notícias