Febre amarela

Postos de vacinação fechados no fim de semana no Recife

Prefeitura manteve esquema normal de atendimento e só reabre unidades na segunda-feira (22)

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 20/01/2018 às 9:14
Foto: André Borges/Agência Brasília
Prefeitura manteve esquema normal de atendimento e só reabre unidades na segunda-feira (22) - FOTO: Foto: André Borges/Agência Brasília
Leitura:

Quem precisar se vacinar contra a febre amarela terá que esperar até a segunda-feira (22). Neste sábado (20) e domingo (21), os postos de saúde do Recife estarão fechados, como sempre ocorre no fim de semana. Uma vez que Pernambuco não faz parte do mapa de áreas endêmicas da transmissão da doença, a Secretaria Municipal de Saúde manteve o esquema normal de atendimento, com as unidades fechadas. Até a última quinta-feira, a capital já havia aplicado cinco mil doses da vacina. A quantidade é mais que o dobro do que regularmente é distribuído por mês no Recife.


Em relação ao reforço de 10 mil doses solicitado pelo Estado, ainda não há previsão de quando esses lotes chegarão a Pernambuco, mas o secretário de Saúde da capital, Jailson Correia, descarta a possibilidade de faltar vacina no Recife para quem, de fato, precisar se imunizar. Ele destacou ser importante que a população procure os postos de saúde que funcionam em várias regiões da cidade.

“Não é preciso concentrar a vacinação apenas nas unidades consideradas de referência, como tem acontecido até agora. Muita gente tem se dirigido às Policlínicas Lessa de Andrade, na Madalena, e Alberto Sabin, na Tamarineira, por exemplo. Mas a gente tem vários outros locais que estão aplicando as doses”, ressaltou. São 11 unidades de saúde que disponibilizam a vacina.

Em relação aos dois casos suspeitos de febre amarela que estão sendo investigados no Estado, o secretário reforça que ambos são de pessoas que passaram por áreas onde havia transmissão ativa da doença. “Não há nenhuma evidência que essas pessoas tenham sido contaminadas em Pernambuco. E esses casos, inclusive, clinicamente, não preenchem todos os critérios de febre amarela. É possível que eles sejam confirmados como uma outra doença, alguma arbovirose que a gente já conhece.”

Em entrevista ontem à Rádio Jornal, ele reafirmou que nada muda na rotina de critérios adotados pela Secretaria de Saúde. “Continuamos com a recomendação de vacinar apenas quem vai para a área de risco”, destacou.

FOLHETO PARA TURISTAS

Jailson Correia afirmou que será feito um trabalho de orientação com os turistas que visitam o Estado e que também vão participar do Carnaval pernambucano.

“Temos um folheto em português e inglês que será distribuído, orientando a pessoa que tenha vindo de área de risco e apresente sintoma da febre amarela, como febre, dor de cabeça, calafrios, dores nas costas, a procurar os postos de saúde para ser avaliado clinicamente.”

O secretário alertou que quem não precisa tomar a vacina está correndo um risco desnecessário de possíveis efeitos colaterais. “Do ponto de vista de saúde pública, ele está tirando a dose de uma pessoa que, de fato, precisa, e, segundo, se expondo aos efeitos colaterais da vacina. Apesar de segura e eficaz, ela não é isenta de reações.”

Últimas notícias