saúde

Saiba o que é a espondilite anquilosante, doença que acomete Zé Felipe, filho de Leonardo

Pesquisadores ainda não descobriram a cura da doença, que é inflamatória e crônica

JC Online com Agência Estado
Cadastrado por
JC Online com Agência Estado
Publicado em 25/10/2019 às 9:02
Foto: Instagram/Reprodução
Pesquisadores ainda não descobriram a cura da doença, que é inflamatória e crônica - FOTO: Foto: Instagram/Reprodução
Leitura:

A situação de saúde de Zé Felipe, filho do cantor sertanejo Leonardo, chamou a atenção para a espondilite anquilosante. A doença é incurável e causa dores inflamatórias crônicas. "Fui no reumatologista e descobri que estou com um tipo de artrite, que chama espondilite. E eu vou começar a fazer o tratamento hoje e vamos embora", disse Zé Felipe, bastante otimista.

Saiba o que é a doença

Pesquisadores ainda não descobriram a cura da doença, que é inflamatória e crônica. O que se sabe é que a espondilite atinge as articulações do esqueleto axial, causando lesões nos ossos da cabeça, tórax e coluna, costas, joelhos, e quadris. Em casos mais graves, a patologia pode provocar lesões nos olhos, coração, pulmão, intestinos e pele.

A espondilite atinge mais homens do que mulheres, entre o final da adolescência até, em média, os 40 anos de idade. O diagnóstico precoce é importante para evitar a progressão da doença que, se não tratada, pode incapacitar o paciente.

Primeiros sinais, sintomas e tratamento

Dor persistente na lombar, por mais de três meses, que diminui com o movimento e aumenta com o repouso, merece atenção. O desconforto pode comprometer a mobilidade da coluna, que fica mais rígida, e se espalhar para as pernas. Outra característica peculiar da doença é que as dores são mais intensas durante à noite.

O tratamento é feito basicamente para controlar o avanço da enfermidade e aumentar a qualidade de vida do paciente, que terá de conviver com os sintomas principais. Fisioterapia e cirurgia são indicadas em alguns casos, assim como a medicação para aliviar as dores, como anti-inflamatórios, analgésicos ou relaxantes musculares.

Últimas notícias