SAÚDE

Imip se torna hospital de referência para atendimento de possíveis casos de coronavírus em Pernambuco

A unidade se une aos Hospitais Universitário Oswaldo Cruz e Correia Picanço para tratar possíveis casos no Estado

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 11/02/2020 às 10:24
Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
A unidade se une aos Hospitais Universitário Oswaldo Cruz e Correia Picanço para tratar possíveis casos no Estado - FOTO: Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
Leitura:

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou na manhã desta terça-feira (11) que o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) será referência pública, ao lado dos Hospitais Universitário Oswaldo Cruz e Correia Picanço, para fazer o atendimento especializado a possíveis pacientes que estejam entre casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco. O Imip será especializado para atender gestantes, puérperas e recém-nascidos.

Até agora, a doença já matou mais de 1.000 pessoas na China continental e uma nas Filipinas. O Brasil investiga três casos suspeitos. Em Pernambuco, não foram registradas suspeitas.

Capacitação preventiva ao coronavírus

Na terça-feira (4), 60 profissionais de saúde do Recife participaram do início do que será uma série de capacitações preventivas ao coronavírus, realizada pela Prefeitura da cidade. No mesmo dia, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco se reuniu com o sindicato dos hospitais para discutir protocolos preventivos ao coronavírus, a fim de reforçar medidas de preparação, orientação e controle para um eventual atendimento de casos suspeitos.

Segundo o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, o treinamento visa deixar os profissionais que estão na ponta do atendimento cientes dos protocolos e procedimentos requeridos para contenção da doença, para que saibam lidar com o vírus em eventual aparição de casos suspeitos no Recife, "e evitar que eles peguem alguma infecção".

Nesse primeiro momento, médicos, enfermeiros e servidores do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) são instruídos sobre formas de trabalhar, uso de máscara, uso dos equipamentos de proteção e como é a definição de um caso suspeito e a necessidade de identificá-los.

A Secretaria de Saúde também informou que está tomando providências para disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas e outros insumos, além de estar preparando materiais informativos sobre o coronavírus, para distribuição nas unidades de saúde e em locais de interesse público.

Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que já encaminhou para os municípios e serviços de saúde pernambucanos boletins do Ministério da Saúde com todas as informações necessárias sobre o coronavírus e com orientações para os profissionais de saúde, além de estar atenta para fazer as atualizações que forem necessárias.

Reportagem em atualização

Últimas notícias