vacinação

Dia D contra o sarampo no Recife ocorre neste sábado (15); saiba onde tomar a vacina

Das 8h às 17h, em aproximadamente 150 postos, será feita a imunização de crianças e jovens de 5 a 19 anos, público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde para esta fase da campanha

Amanda Azevedo
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 13/02/2020 às 19:27
Foto: Guga Matos/Jc Imagem
FOTO: Foto: Guga Matos/Jc Imagem
Leitura:

O Dia D da nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo ocorre neste sábado (15). No Recife, aproximadamente 150 unidades de saúde da rede municipal abrirão as portas, das 8h às 17h, para a imunização de crianças e jovens de 5 a 19 anos, público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde para esta etapa da ação. Em Pernambuco, neste início de ano, são 11 casos da doença confirmados.

>> Pernambuco chega a 1.226 casos suspeitos de sarampo em 2019

>> Sarampo: Mais de 70 mil crianças e jovens devem se vacinar em Pernambuco

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife estima que haja em torno de dez mil pessoas de 5 a 19 anos não vacinadas contra o sarampo na cidade.

Onde se vacinar contra o sarampo no Recife

Para agilizar o atendimento, a Secretaria de Saúde pede que as pessoas levem a carteira de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), se tiverem. Veja abaixo a lista das unidades de saúde recifenses com salas de vacinação abertas neste sábado (15):

A campanha é seletiva, ou seja, só precisa tomar a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) quem nunca tomou ou não tenha comprovação de ter completado o esquema vacinal recomendado, seja na infância ou em outro momento da vida. Para essas faixa etária de até 19 anos, são necessárias duas doses da tríplice, com um intervalo de 30 dias entre elas. 

Além da vacinação contra o sarampo, o Programa de Imunização do Recife vai aproveitar a ida das crianças e jovens aos postos para atualizar a caderneta de vacinação, aplicando outras imunizações necessárias.

O Dia D de vacinação contra o sarampo é voltado exclusivamente para as crianças e jovens entre 5 e 19 anos. Nos dias de semana, a tríplice viral continua disponível para todos entre 6 meses e 49 anos. "Já temos casos confirmados na população entre 6 meses e menores de 1 ano e em adulto na faixa etária dos 40 anos, mostrando que a doença pode afetar a todos. A vacina se torna o meio mais seguro e eficaz de proteger nossa população", informa a  superintendente das Doenças Imunopreveníveis e Imunizações da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), Ana Catarina de Melo.

Próxima campanha de vacinação contra o sarampo

Esta fase da campanha vai até o dia 13 de março. A próxima etapa será realizada de 3 a 31 de agosto, com foco em adultos de 30 a 59 anos. No ano passado, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo focou nas crianças de 6 meses a 4 anos e, em um segundo momento, nos jovens de 20 a 29 anos. 

São consideradas vacinadas pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da vacina; pessoas de 30 a 49 anos com uma dose e profissionais de saúde com duas doses da tríplice viral. Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos não precisa se preocupar. A vacinação contra o sarampo não precisa de reforço anual.

Casos de sarampo em Pernambuco

Neste ano, até 1º de fevereiro, foram notificadas 52 suspeitas de sarampo em Pernambuco, com 11 confirmações e 17 descartes. Os demais casos em investigação. Foram confirmados casos de sarampo nas seguintes cidades: Igarassu (1), Ipojuca (3), Olinda (1), Paulista (3), Recife (2), e Sirinhaém (1).

Em 2019, 9% (526) dos municípios do Brasil registraram 18.203 casos confirmados e 15 óbitos por sarampo, sendo 14 no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco. Em relação aos casos, São Paulo também registrou o maior número de casos, 16.090 (88,4%) em 259 (49,2%) municípios, seguido dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará.

Foto: Guga Matos/Jc Imagem
- Foto: Guga Matos/Jc Imagem
Foto: Guga Matos/Jc Imagem
- Foto: Guga Matos/Jc Imagem
Foto: Guga Matos/Jc Imagem
- Foto: Guga Matos/Jc Imagem
Foto: Guga Matos/Jc Imagem
- Foto: Guga Matos/Jc Imagem
Foto: Guga Matos/Jc Imagem
- Foto: Guga Matos/Jc Imagem
Foto: Guga Matos/Jc Imagem
- Foto: Guga Matos/Jc Imagem
Foto: Guga Matos/Jc Imagem
- Foto: Guga Matos/Jc Imagem

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. 

Quais são os principais sintomas do sarampo?

  • Febre acompanhada de tosse;
  • Irritação nos olhos;
  • Nariz escorrendo ou entupido;
  • Mal-estar intenso

 Entre três e cinco dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos.

Últimas notícias