Imunização

Mais de 150 postos de saúde do Recife abertos para Dia D de vacinação contra sarampo

A ação é voltada para as crianças e jovens que tenham entre 5 e 19 anos

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 15/02/2020 às 12:27
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que é eficaz tanto na prevenção desta doença como contra a caxumba e rubéola - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Leitura:

Mais de 150 de unidades de saúde do Recife abriram as portas neste sábado (15) para promover o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que em 2020 tem como tema 'Mais proteção para a sua família'. O foco da primeira fase da campanha, que é dividida em duas etapas, são crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos de idade, que devem se vacinar até o dia 13 de março.

>> Saiba onde se vacinar contra o sarampo no Recife

>> Saúde Ministério da Saúde quer eliminar sarampo do país até julho

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, alerta os pais e responsáveis sobre a importância de vacinar seus filhos, pois sarampo é uma doença grave e que pode matar. "Nós temos a circulação do vírus em Pernambuco, infelizmente. Depois de muitos anos sem casos no Estado, 11 já foram confirmados, na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. Então, é muito importante que a população se conscientize, pois a única forma de evitar o sarampo é procurando os postos de vacinação", falou.

Por conhecer os riscos da transmissão da doença, principalmente, com a proximidade do Carnaval 2020, o promotor de vendas Luciano Rodrigues levou seu filho à Upinha de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. "Como o Carnaval está chegando e sabemos que está tendo muito surto de doença, eu decidi vacinar meu filho", disse. "Graças a Deus, todas as vacinas estavam em dia", completou.

A segunda fase, voltada para adultos dos 30 a 59 anos, está prevista para acontecer entre 3 e 31 de agosto, com dia D em 28 de agosto.

Sintomas do sarampo

Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso.

Em torno de três a cinco dias podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Últimas notícias