saúde

São Paulo tem novo caso suspeito de coronavírus

O Estado de São Paulo contabiliza quatro casos de coronavírus, três na capital e um em Bauru. O novo suspeito é paulista e veio da Itália

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/02/2020 às 20:30
Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP
FOTO: Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP
Leitura:

O Ministério da Saúde e as secretarias estadual e municipal de São Paulo investigam um possível caso de coronavírus em São Paulo. O Hospital Israelita Albert Einstein registrou a notificação do caso suspeito da doença na tarde desta terça-feira (25). O primeiro atendimento adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns, e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

>> Secretaria de Saúde confirma primeiro caso suspeito de coronavírus em Pernambuco

>> Vários jogos do Italiano sem torcida por coronavírus

O hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de cordo com o Plano de Contigência Nacional, para contraprova. O processo de licitação está em curso e o Ministério da Saúde divulgará o laudo final da investigação no momento oportuno. A pasta recomenda cautela sobre quaisquer informações que não sejam oficiais, uma vez que a investigação não está concluída.

A pessoa suspeita de estar com o Covid-19 é um homem de 61 anos, residente em São Paulo, que viajou para a Itália à trabalho. Ele iniciou com sinais e sintomas de febre, tosse seca, dor de garganta e coriza, compatíveis com a suspeita de doença pelo coronavírus. O paciente se encontra bem e recebeu as orientações de precaução padrão.

>> Novos casos de coronavírus são confirmados em quatro países

As secretarias municipal e do Estado de São Paulo, com o apoio da Anvisa e da companhia aérea, estão realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo. Todas as medidas estão sendo seguidas de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da OMS.

Mapa do coronavírus:

Últimas notícias