INVESTIGAÇÃO

Governo de Pernambuco busca passageiros do voo em que estava paraibano com suspeita de coronavírus

O homem veio da Itália e desembarcou no Aeroporto do Recife na segunda-feira (24)

Rute Arruda e Katarina Moraes
Cadastrado por
Rute Arruda e Katarina Moraes
Publicado em 26/02/2020 às 16:00
Foto: Divulgação/Secom-PB
O homem veio da Itália e desembarcou no Aeroporto do Recife na segunda-feira (24) - FOTO: Foto: Divulgação/Secom-PB
Leitura:

A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) informou que entrará em contato com os passageiros e tripulantes que estavam no mesmo voo do homem de 59 anos, suspeito de estar infectado pelo coronavírus, e que desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre na segunda-feira (24). O órgão informou, por meio de nota, que foi notificado apenas nesta quarta-feira (26) sobre o caso. Procuradas pela reportagem do Jornal do Commercio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Infraero informaram que a informação sobre o número do voo em que o paciente estava é sigilosa. 

Segundo a SES-PE, os passageiros e tripulantes irão receber recomendações "que passam pela adoção de medidas de higiene pessoal e etiqueta respiratória". Caso alguma pessoa note algum sintoma suspeito, é necessário procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. A Secretaria de Saúde também não respondeu sobre o número do voo oriundo da Itália.

>> Primeiro caso suspeito de coronavírus na Paraíba é de homem que esteve na Itália e desembarcou no Aeroporto do Recife

>> Confira os últimos acontecimentos ligados ao coronavírus no mundo

>> O que se sabe até agora sobre 1º caso suspeito do novo coronavírus em Pernambuco

>> Brasil recebeu ao menos 5,3 mil voos de países em lista de alerta por coronavírus

Leia a íntegra da nota

"A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) foi informada, nesta quarta-feira (26.02), sobre o caso de um paciente da Paraíba suspeito para o Covid-19, que teve passagem pelo Aeroporto Internacional do Recife. De imediato, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a lista de passageiros e tripulantes que estavam no mesmo voo e iniciará, em parceria com os municípios, a contactá-los para recomendações, que passam pela adoção de medidas de higiene pessoal e etiqueta respiratória. Além disso, caso note algum sintoma suspeito, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo". 

Mapa do coronavírus

Caso suspeito na Paraíba

A Secretaria da Saúde do Estado da Paraíba (SES-PB) confirmou, nesta quarta-feira (26), o primeiro caso suspeito de coronavírus no Estado. De acordo com o órgão, o homem, de 59 anos, veio da Itália - país europeu com maior número de casos confirmados e mortes - e desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na segunda-feira (24). O voo em que ele chegou é diferente do voo da paciente pernambucana que está sob suspeita do vírus, que chegou ao Recife na terça-feira (25).

Procurada pela reportagem do JC, a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) informou que foi informada sobre o caso do paciente nesta quarta-feira (26) e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a lista de passageiros e tripulantes que estava no mesmo voo. Até o momento, apenas um caso de coronavírus foi confirmado no Brasil.

Segundo o Portal T5, parceiro do Portal NE10, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), o homem buscou atendimento médico por conta própria, acompanhado por familiares. Houve coleta para exame e atendimento assistencial, além de ter sido feita a notificação para o Ministério da Saúde, para definição do caso.

O paciente está internado em uma área isolada do Hospital Clementino Fraga, na Paraíba, uma das unidades de atendimento de casos suspeitos de coronavírus, e sendo tratado para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como determina o protocolo do Ministério da Saúde, enquanto aguarda confirmação ou descarte do caso.

De acordo com o secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o paciente apresenta quadro de pneumonia e alterações no exame de sangue. Medeiros disse ainda que o material para diagnóstico foi recolhido nessa terça-feira (25) e enviado para o Laboratório Central (Lacen). "Em até 72 horas teremos uma definição melhor se o caso é sobre uma gripe comum ou o coronavírus", disse durante entrevista à TV Tambaú. 

As pessoas que tiveram contato com o homem serão monitoradas e o material será recolhido para diagnóstico caso essas pessoas apresentem qualquer sintoma respiratório.

Primeiro caso confirmado no Brasil 

O exame de contraprova realizado no brasileiro que chegou da Itália na sexta-feira (21) confirmou a infecção do homem de 61 anos pelo novo coronavírus. Nessa terça-feira (25), o paciente havia recebido um primeiro teste positivo para o vírus. As informações são do Estadão.

Com a confirmação, o homem passa a ser oficialmente o primeiro caso da infecção no Brasil e na América do Sul. Ele voltou ao Brasil, após viajar à Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro de 2020. O país europeu já registrou mais de 220 casos e sete mortes pela doença.

O homem, que não teve a identidade revelada, deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, com sintomas de infecção pelo novo coronavírus. Após avaliação e exames médicos, a presença do vírus foi confirmada. Apesar disso, segundo a unidade de saúde, o paciente foi enviado para casa, onde está "em isolamento respiratório, que será mantido durante os próximos 14 dias". Em nota, o Hospital Albert Einstein afirmou neste domingo que a equipe médica continuará monitorando o estado de saúde do paciente, assim como os das pessoas que tiveram contato próximo com ele.

Iniciado na China em dezembro de 2019, o surto já tem cerca de 80 mil casos pelo mundo e mais de 2,6 mil mortes. Desde o sábado (22), a explosão de casos de infecção pelo vírus na Itália tem elevado o alerta global sobre a doença, considerada emergência global pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Últimas notícias