saúde

O que se sabe até agora sobre 1º caso suspeito do novo coronavírus em Pernambuco

Um resumo de tudo que se sabe oficialmente sobre o primeiro caso suspeito da doença em Pernambuco

Elton Ponce
Cadastrado por
Elton Ponce
Publicado em 26/02/2020 às 8:16
Foto: Cortesia
Um resumo de tudo que se sabe oficialmente sobre o primeiro caso suspeito da doença em Pernambuco - FOTO: Foto: Cortesia
Leitura:

Resumo da notícia:

- Passageira de voo da Azul, que veio de São Paulo para o Recife
- Moradora de Caruaru, de 51 anos
- Fez conexão em São Paulo vindo de Milão, no norte da Itália, região com muitos casos da doença
- Outros passageiros do voo foram examinados e liberados
- Mulher foi encaminhada ao Hospital Oswaldo Cruz, no Recife
- Secretaria de saúde confirmou, em coletiva de imprensa, que a paciente se enquadra nas características de caso suspeito
- Paciente está sendo monitorada sob vigilância

Primeiro caso suspeito em Pernambuco

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou durante coletiva de imprensa, na noite desta terça-feira (25), que uma passageira do voo 6954, da Companhia Azul, que partiu de São Paulo (Guarulhos) e chegou no Recife com sintomas similares aos do novo coronavírus, é o primeiro caso suspeito da doença no Estado.

 

A mulher de 51 anos, moradora de Caruaru e que não teve o nome revelado, foi retirada da aeronave e examinada por agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo encaminhada para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, uma das unidades de referência popular selecionadas para fazer o atendimento especializado de possíveis casos do coronavírus.

» Após confirmação de primeiro caso, diretor da OMS diz que Brasil tem 'grau de preparação bom' para lidar com coronavírus

Segundo o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, a paciente foi fazer um curso no Norte da Itália, dia 13 de fevereiro. Apresentou febre nos dias 17 e 18 de fevereiro, e atualmente relata dor de garganta e moleza no corpo.

“Importante dizer para população que o Plano de contingência que foi montado pelo Estado de Pernambuco funcionou a contento, tanto por parte do acionamento da Anvisa, como do suporte que foi dado pelo Samu metropolitano da Prefeitura da Cidade do Recife, como a referência para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, que é referência nesses casos. A paciente foi adequadamente transportada, isolada, está fazendo os exames necessários. A partir da mudança do diagnóstico em relação a pacientes oriundos da Itália, ela se enquadra como caso suspeito”.

Leia mais: Contraprova confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil

Leia mais: Vários jogos do Italiano sem torcida por coronavírus

Primeiro caso suspeito na Paraíba é de homem que desembarcou no Recife

A Secretaria da Saúde do Estado da Paraíba (SES-PB) confirmou, nesta quarta-feira (26), o primeiro caso suspeito de coronavírus no Estado. De acordo com o órgão, o homem, de 59 anos, veio da Itália - país europeu com maior número de casos confirmados e mortes - e desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na segunda (24). Ainda não se sabe se ele veio no mesmo voo da paciente pernambucana que está sob suspeita do vírus. A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) foi contactada pela reportagem para responder se houve triagem no terminal e se há notificação do paciente.

Segundo o Portal T5, parceiro do Portal NE10, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), o homem buscou atendimento médico por conta própria, acompanhado por familiares. Houve coleta para exame e atendimento assistencial, além de ter sido feita a notificação para o Ministério da Saúde, para definição do caso.

O paciente está internado no Hospital Clementino Fraga, na Paraíba, uma das unidades de atendimento de casos suspeitos de coronavírus, e sendo tratado para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como determina o protocolo do Ministério da Saúde, enquanto aguarda confirmação ou descarte do caso.

Veja mapa em tempo real de como o coronavírus se espalha:

Últimas notícias