Surto

Veja o estado de saúde dos pernambucanos suspeitos de estar com coronavírus

Secretaria detalhou o estado de saúde das pessoas sob suspeita de terem contraído o novo coronavírus

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/02/2020 às 22:40
Foto: Acervo JC Imagem
Secretaria detalhou o estado de saúde das pessoas sob suspeita de terem contraído o novo coronavírus - FOTO: Foto: Acervo JC Imagem
Leitura:

O assessor da Secretaria Estadual de Saúde, Demétrius Montenegro detalhou na noite desta quarta-feira o estado de saúde das pessoas sob suspeita de terem contraído o novo coronavírus. Segundo ele, a mulher, identificada como o primeiro caso suspeito, "encontra-se muito bem clinicamente, com melhoras" em relação aos sintomas de garganta, mas que continua em observação para confirmar a hipótese de coronavírus.

>> Secretaria de Saúde investiga três casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco

>> Veja 6 dicas para se proteger do novo coronavírus

>> Ampliação do número de casos suspeitos de coronavírus já era esperado, diz secretário

>> Governo de Pernambuco busca passageiros do voo em que estava paraibano com suspeita de coronavírus

Com relação ao segundo caso, Montenegro informou que se trata de um rapaz pernambucano de 24 anos, que chegou há dez dias da cidade de Trento, no norte da Itália, "local mais crítico em relação ao coronavírus". "Ele há 24 horas começou com um quadro de calafrio, tosse seca que evoluiu para tosse com secreção, ele tem doença de base, a asma, ficou com falta de ar e está clinicamente estável", disse o especialistas. "Como é protocolo, pela falta de ar ele fica internado na UTI do Hospital Osvaldo Cruz", reportou.

UTI

Segundo Montenegro, o rapaz fica na UTI para maior cuidado na observação e que seu quadro é estpavel, "não está necessitando de suporte de oxigênci mas, pelo protocolo nesse tipo de situação, é caso de internação", comentou.

O terceiro paciente é um homem de 41 anos, também de Pernambuco. Ele esteve recentemente em Veneza, no Norte da Itália, e voltou para o Recife no último dia 12 de fevereiro. O paciente se encontra internado no Hospital Santa Joana, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Este paciente teve alguns sintomas respiratórios e febre e se encontra isolado na unidade de saúde.

Passo a passo dos pacientes

1º caso - Uma mulher pernambucana, de 51 anos, que desembarcou no Recife na tarde da última terça (25.02) em voo doméstico proveniente da Itália (país europeu com casos confirmados do vírus) com conexão em São Paulo. A paciente foi atendida ainda no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes por equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para primeiro atendimento. Em seguida, ela foi levada em ambulância do Samu Recife para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), uma das referências estaduais para atendimento de casos suspeitos do coronavírus. Desde então, ela está no isolamento. Nesta quarta-feira (26), a paciente está com quadro de saúde estável e evoluindo bem. A mulher não apresenta mais febre nem tosse, e teve melhora considerável da dor de garganta. Ela continua sendo monitorada pela equipe do Huoc. O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) já realizou os exames para influenza A e B, que deram negativo. O Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, referência nacional, fará os testes para outros vírus respiratórios e o específico para confirmar ou descartar Covid-19.

2º caso - O homem, 24 anos, pernambucano residente na Itália, notificado nesta quarta-feira (26). Ele chegou ao Estado no último dia 14, contudo, só veio apresentar sintomas (febre, tosse, dor de garganta e dificuldade de respirar) na última terça-feira (25). O jovem procurou o Huoc nesta quarta, onde vem sendo assistido. Por uma condição de saúde pré-existente (asma), ele está sendo mantido na UTI do hospital, mas com quadro estável e sem necessidade do uso dos suportes de UTI. Já foi realizada a coleta de material do homem para as análises laboratoriais pelo Lacen-PE e IEC.

3º caso - O homem, 41 anos, residente no Recife e com histórico de viagem para Itália e França. Ele voltou ao Estado no dia 12 de fevereiro. O início dos sintomas (febre, coriza, dor de garganta e congestão nasal) foi na última terça (25). O homem procurou atendimento nesta quarta em uma unidade de saúde privada, onde está internado recebendo assistência. Ele já realizou coleta de material para as análises em laboratório.

 

Ouça a coletiva

Últimas notícias