AMPLIAÇÃO

Após suspeitas de coronavírus, Hospital Oswaldo Cruz recebe investimentos

Unidade deve receber mais profissionais e leitos até março

AMANDA RAINHERI
Cadastrado por
AMANDA RAINHERI
Publicado em 28/02/2020 às 22:26
Foto: Acervo JC Imagem
Unidade deve receber mais profissionais e leitos até março - FOTO: Foto: Acervo JC Imagem
Leitura:

O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife, deve receber reforço no corpo de funcionários e no número de leitos para pacientes no próximo mês. A unidade é referência no tratamento de doenças infecciosas e está recebendo os casos suspeitos de coronavírus no Estado. De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, um projeto de lei será enviado pelo governador Paulo Câmara à Assembleia Legislativa, solicitando a contratação de 120 novos funcionários para a unidade de saúde. Além disso, o Huoc recebeu R$ 120 mil para compra de materiais necessários ao atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus.

>> Coronavírus: cinco casos suspeitos são monitorados em Pernambuco, atualiza Secretaria de Saúde

>> Coronavírus: como é a transmissão, os sintomas e o tratamento

“O governador está enviando o projeto de lei para que a gente possa, em regime de urgência, aprovar a ampliação de vagas do quadro de profissionais de saúde da UPE (Universidade de Pernambuco, instituição a que o hospital está vinculado), para que possa haver a chamada de novos profissionais (já aprovados em concurso). Também devemos ampliar o número de leitos para doenças infecciosas ainda no mês de março”, afirmou o secretário.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) apresentou, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (28), o balanço dos casos suspeitos do novo coronavírus no Estado. Desde terça-feira (25), foram dez notificações. Cinco foram descartadas e outras cinco permanecem sob investigação.

Alta hospitalar

Todos os casos descartados já receberam alta. Dos cinco casos em investigação, quatro estão em isolamento domiciliar e um segue internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz. “Os cinco casos que ainda estão em monitoramento passam bem. O único que estava na UTI foi transferido para a enfermaria. Ele é o único que está internado no Oswaldo Cruz porque tem um quadro de pneumonia, mas está evoluindo bem. Os demais estão em isolamento domiciliar, estavam bem do ponto de vista clínico e podem ser acompanhando pelas equipes de vigilância em seus domicílios”, explicou André Longo.

Segundo ele, o isolamento domiciliar é um protocolo da própria Organização Mundial da Saúde (OMS) e não há motivos para pânico. “É importante lembrar que o único caso confirmado no Brasil (em São Paulo) está em atenção domiciliar”, destacou. 

Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia explicou como se dará o acompanhamento dos pacientes pelas equipes de vigilância. “Aquelas pessoas que estão sob suspeita, esperando os exames laboratoriais, serão contactadas todos os dias. A equipe buscará saber como elas estão se sentindo, se existem sintomas respiratórios. As orientações também serão reforçadas”, afirma.

Fake news

O número de informações falsas que têm circulado, principalmente nas redes sociais, também preocupa as autoridades. “Queremos passar as melhores informações, primando pela transparência. Temos recebido informações de escolas que estão orientando o isolamento de crianças assintomáticas, e não existe embasamento para isso”, apontou André Longo. Segundo ele, o poder público deve procurar as instituições para unificar as condutas diante dos casos.

Últimas notícias