saúde

Coronavírus: Pernambuco descarta sete casos e investiga outros cinco suspeitos

Os dois novos casos são de mulheres olindenses de 74 e 28 anos

Manuela Figuerêdo
Cadastrado por
Manuela Figuerêdo
Publicado em 29/02/2020 às 19:30
Foto: Cortesia
Os dois novos casos são de mulheres olindenses de 74 e 28 anos - FOTO: Foto: Cortesia
Leitura:

Resumo da notícia:

- Secretaria de Saúde de Pernambuco investiga cinco casos suspeitos de coronavírus;
- Sete casos foram descartados; 
- Os dois casos mais recentes sob suspeita são de duas mulheres moradoras de Olinda, que estiveram na França;
- Os pacientes que estão sendo acompanhados apresentaram febre e algum outro sintoma; 
- Mulher, 30 anos, moradora do Recife, caso notificado dia 27/02;
- Homem, 36 anos, morador do Recife, caso notificado dia 27/02.
- Mulher, 34 anos, moradora de Jaboatão, caso notificado dia 27/02;
- Mulher, 74 anos, moradora de Olinda, caso notificado dia 28/02;
- Mulher, 28 anos, moradora de Olinda, caso notificado dia 28/02;

Em último balanço divulgado neste sábado (29), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que foi notificada de 12 casos suspeitos de COVID-19. Dois casos foram descartados, elevando o número de descartes para sete, enquanto novos dois casos suspeitos apareceram, totalizando um número de 5 casos sob investigação. Entre os novos casos suspeitos, está uma mulher de 74 anos, o primeiro caso de coronavírus em pessoa idosa, faixa etária considerada de risco e que exige mais cuidado. Além dela, uma mulher de 28 anos também foi incluída. As duas são moradoras de Olinda e têm histórico de viagem recente para países da Europa com casos de COVID-19, como França e Itália.

Do total de casos notificados, seis foram acolhidos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), uma das unidades de referência da rede pública estadual para esse tipo de suspeita; e seis estão em hospitais particulares da capital pernambucana e de Olinda. Os pacientes são residentes do Recife (7, sendo 2 em investigação e 5 descartados), Caruaru (1 descartado), Jaboatão dos Guararapes (1 em investigação), Olinda (2 em investigação) e Itália (1 descartado).

Dos casos descartados, 6 já receberam alta médica e 1 continua em observação no Huoc – caso confirmado para influenza A(H1N1). Dos 5 casos em investigação, 2 estão em isolamento hospitalar, no Huoc e em unidade privada do Recife, e os outros 3 receberam as devidas orientações para isolamento domiciliar.

Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, todos os pacientes suspeitos que foram avaliados e estão recebendo alta para isolamento respiratório domiciliar continuarão sendo permanentemente monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária dos municípios onde residem (02 residentes no Recife e 01 em Jaboatão dos Guararapes).

Casos descartados

1 – Homem, 41 anos, residente no Recife e com histórico de viagem para Itália e França. Notificado em 26/02. Exame realizado no Lacen-PE foi positivo para influenza B.

2 – Mulher, de 51 anos, residente em Caruaru e com histórico de viagem para Itália. Notificada em 25/02. Os exames laboratoriais, realizados pelo Lacen-PE e Instituto Evandro Chagas, deram negativos para mais de 10 vírus respiratórios, como influenza, parainfluenza, adonovírus, VSR, rinovírus e covid-19.

3 – Homem, 24 anos, pernambucano residente na Itália. Notificação em 26/02. Foi positivo para influenza A(H1N1) - exame realizado pelo Instituto Evandro Chagas.

4 e 5 – Homem, 32, e mulher, 25, moradores do Recife, que foram contactantes do homem de 24 anos (residente na Itália). Os dois foram notificados em 27/02. Com o descarte do caso do residente na Itália, ambos também foram descartados.

6 – Homem, 32 anos, morador de Recife com histórico de viagem à Itália. Foi notificado em 27/02. Exame realizado pelo Lacen-PE positivou para influenza A(H1N1).

7 – Homem, 37 anos, morador do Recife com histórico de viagem para Itália. Foi notificado na última quinta-feira (27.02). Foi positivo para influenza A(H1N1) - exame realizado pelo Lacen-PE. Continua em atendimento no Huoc, com quadro estável e previsão de alta para os próximos dias.

Casos suspeitos

1 – Mulher, 30 anos, moradora do Recife com viagem para Itália. Notificada na quinta-feira (27.02). Após atendimento em unidade privada, recebeu as devidas recomendações e foi liberada para isolamento domiciliar.

2 – Homem, 36 anos, residente no Recife com histórico de viagem para Itália - notificado em 27/02. Após atendimento em unidade privada, recebeu as devidas recomendações e foi liberado para isolamento domiciliar.

3 – Mulher, 34 anos, moradora de Jaboatão dos Guararapes, com histórico de viagem para Itália. Notificada na última quinta-feira (27.02). Apresentou febre, tosse, dor de garganta e cefaléia. Após internamento no Huoc, recebeu as devidas recomendações e foi liberada, na sexta (28.02), para isolamento domiciliar.

4 – Mulher, 74 anos, residente em Olinda e com histórico de viagem para França/Itália - chegou em 22.02. Notificada na sexta-feira (28.02). Está em isolamento no Huoc, com quadro estável.

5 – Mulher, 28 anos, residente em Olinda e com histórico de viagem para França – retornou em 14/02. Notificada na sexta-feira (28.02). Está em isolamento em uma unidade privada em Olinda, com quadro estável.

Rede de Saúde

Desde o final de janeiro, o Governo de Pernambuco afirma ter trabalhado para preparar a rede de saúde para possíveis casos suspeitos do novo coronavírus. Além de enviar notas técnicas sobre o assunto e repassar os boletins do Ministério da Saúde para os serviços da rede, a SES-PE montou um plano de contingência e capacitou os profissionais de saúde para que seja realizado o manejo clínico correto do paciente.

Além do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, o Hospital Correia Picanço (HCP) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) são as referências estaduais paras possíveis casos suspeitos do novo coronavírus. O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco também vem se estruturando para se tornar referência.

A SES-PE ressalta que os pacientes não devem procurar diretamente as unidades de referência. O primeiro atendimento deve ser feito na unidade de emergência mais perto de sua residência, como UPAs e policlínicas. Havendo necessidade, esses serviços encaminharão para os hospitais de referência, seguindo o protocolo vigente. Hospitais privados também contam com estrutura apta para atender casos suspeitos.

Fake News

A Secretaria Estadual de Saúde alerta para a circulação de fake news por meio de mídias sociais e aplicativos de compartilhamento de mensagens. A SES-PE e o Ministério da Saúde, por meio de seus canais oficiais, disponibilizam as informações oficiais e seguras sobre a doença. Informações sobre o coronavírus também podem ser obtidas a partir do telefone 136 (Disque Saúde). A secretaria reforça também que a propagação de notícias falsas, que podem trazer danos à saúde pública, é passível de sanções jurídicas.

Balanço no Brasil e no Mundo

Até este sábado (29), o novo coronavírus já causou mais de 2.900 mortes e mais de 85.000 infecções no mundo - das quais 2.838 mortos e 79.285 casos são na China, segundo a AFP. Fora da China, os países que estão sendo mais afetados pelo COVID-19 são a Coreia do Sul, o Irã e a Itália. Nos Estados Unidos, foi confirmada a primeira morte em decorrência do novo vírus. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, são 181 casos suspeitos, sendo 5 casos em Pernambuco. Até o momento, dois casos foram confirmados oficialmente no País, ambos de São Paulo. O primeiro foi um homem de 61 anos, com histórico de viagem recente para Itália, região da Lombardia. Já o segundo, foi um homem de 32 anos que esteve na cidade de Milão em viagem recente, na Itália também.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Confira o mapa de casos

Últimas notícias