DANÇA

Encontro de Contato Improvisação acontece em Olinda

Convento de São Francisco é a sede do Contato Coletivo - 1º Encontro de Contato Improvisação de Pernambuco

Eugênia Bezerra
Cadastrado por
Eugênia Bezerra
Publicado em 04/10/2013 às 6:00
Leitura:
O silêncio predominava no Convento de São Francisco, no Carmo, em Olinda, na noite da quarta-feira (2/10). Mas, em uma das salas, ele dava lugar à dança e à música. Neste local, aconteceu uma das jam sessions do Contato Coletivo – 1º Encontro de Contato Improvisação de Pernambuco. O evento promovido pelo Coletivo Lugar Comum termina no domingo (6/10). Nos próximos dias, o público pode participar de sessões que acontecem em outros lugares de Olinda, com entrada gratuita.

"O grupo nos procurou e nós acolhemos a proposta. Este espaço respira arte do chão ao teto. Geralmente, as pessoas conhecem o convento como local de oração, usamos este espaço para retiros. Mas também tem o lado da arte, a dimensão da beleza. No modo de ver franciscano, aquilo que é belo, bonito, bom, nada mais é do que aquilo que nos leva a Deus. Apoiar estas iniciativas é justamente apoiar nossa missão enquanto frades", disse Frei Marcos.

"Recebemos muitos turistas, mas notamos que muita gente daqui ainda não conhece o convento. Passa em frente, mas não entra. Quando estes eventos acontecem, é uma maneira de fazer com que outras pessoas possam vir conhecer este patrimônio histórico. É muito importante".

Assim, depois de receber concertos do Mimo e do Encontro de Música Antiga, por exemplo, o convento abriu as portas para a dança contemporânea. Cerca de 50 pessoas participaram da jam session – o termo vem de "jazz after midnight", encontros de improvisação feitos pelos músicos de jazz, que foi adotado para os encontros de Contato Improvisação.

Depois de caminhar pelos tranquilos corredores do convento, uma oportunidade de observar os azulejos e outros detalhes arquitetônicos da construção, tirava-se os sapatos e entrava-se na sala onde acontecia a jam. Os bailarinos improvisavam ao som da música ao vivo de Caio Lima (voz), Hugo Medeiros (bateria) e Paulo Arruda (contrabaixo).

O texto completo está no Caderno C desta sexta-feira (4/10), no Jornal do Commercio.

Últimas notícias