Dança

Festival Internacional de Dança do Recife anuncia programação

Ao todo, 24 companhias integram a programação, das quais cinco foram convidadas pela produção do evento

Mateus Araújo
Cadastrado por
Mateus Araújo
Publicado em 09/10/2014 às 13:25
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Começa no próximo dia 16 a 19ª edição do Festival Internacional de Dança do Recife. A programação, do evento foi anunciada nesta quinta-feira (9) pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, em coletiva de imprensa no Paço do Frevo, no Bairro do Recife. A abertura será no Teatro de Santa Isabel, com a estreia do espetáculo Nações africanas, do Balé de Cultura Negra – Bacnaré. Os ingressos nos teatros terão preços populares, R$ 10 e R$ 5, e nos demais espaços a programação é gratuita. 

Ao todo, 24 companhias integram a programação, das quais cinco foram convidadas pela produção do evento. São elas Mudanzas Escénicas Clap! (Argentina), As Palavras – Compangnie Claudio Bernardo (Bélgica), Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança (SP), J. Gar. Cia. Dança Contemporânea (SP) e Balé Popular do Recife (PE). Como forma de democratizar a participação, todos os demais grupos foram selecionados por meio de edital de convocação. Foram 82 projetos inscritos. 

Este ano, o Festival trará à capital pernambucana dois espetáculos estrangeiros. Da Argentina, o grupo Mudanzas Escénicas Clap! apresenta, no dia 24, no Teatro Hermilo Borba Filho, o espetáculo Partida, um solo dirigido e interpretado pela bailarina Ariana Andreoli, inspirado no mito de Lilith. No dia 26, é a vez da companhia belga As palavras – Compangnie Claudio Bernardo levar ao palco do Teatro de Santa Isabel o espetáculo L’Assaut des Cieux, uma combinação poética e vibrante de dança, música, teatro e circo. 

Entre os grupos convidados está também a Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança (SP), no dia 19, no Teatro de Santa Isabel, com um espetáculo voltado para o público ouvinte e não-ouvinte. A performance “2 Mundos” investiga as relações entre as linguagens da dança e do teatro em diálogo com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Já a Cia. Fragmento da Dança (SP) traz ao Recife o elogiado espetáculo de dança contemporânea “Ecos”, no dia 25, no Teatro de Santa Isabel. 

A dança pernambucana estará bem representada no Festival, com a presença de 16 companhias, bailarinos e coreógrafos. Entre os destaques estão a Cia. de Dança SESC Petrolina, com o espetáculo “Rio de Contas”, os bailarinos Dielson Pessoa, com o solo “O silêncio e o caos”, e Saulo Uchôa, com a comovente performance “Anticorpo”, inspirada em sua experiência de um tratamento de câncer. 

Paço Alfândega - O 19º Festival Internacional de Dança do Recife contará com uma ação inédita este ano. De 17 a 26 de setembro (exceto dia 20, dedicado ao comerciário), o Paço Alfândega será palco de apresentações gratuitas, sempre às 12h30. O Balé Popular do Recife abrirá a programação no dia 17, com o espetáculo “Viva o Frevo”. A Chegada de Lampião no Inferno, com a Quadrilha Raio de Sol, os grupos Sete, Step Evolution Crew, Cia. de Frevo do Recife, a bailarina Maria Paula Costa Rêgo e o duo formado por Flaira Ferro e Alisson Lima completam a grade de atrações. 

Programação pedagógica – A programação pedagógica do FIDR incluirá debates, oficinas e seminários. A bailarina Viviane Souto Maior (BA) comandará, nos dias 20, 22, 24 e 26, no Paço do Frevo, os debates sobre os espetáculos do Festival. Também no Paço do Frevo serão realizadas as oficinas “Corpos Híbridos”, com Juliana Manhãs, no dia 17, e “Frevo, de uma dança nacional a uma dança pessoal”, com Maria Eugênia Almeida, de 20 a 24. No dia 23, ela se apresenta no local com o Grupo Soma (SP), no espetáculo “Na Planta do Pé”.

O Centro Cultural dos Correios também está na rota do FIDR. É lá que acontecerá a oficina “Improvisatório”, com Rossana Alves (BA), de 23 a 26 de outubro, e os seminários RecorDança 2, nos dias 17 e 18, que terá como tema 10 anos: Movimentos de memória; e Circular É Preciso, que discutirá estratégias para a circulação de espetáculos, nos dias 18 e 19. 

Rio de Contas -
Territórios -
A chegada de Lampião no inferno -
As palavras -
Anticorpo -
Mudanzas Escénicas Clap! (Partida) -
Trajetos e Trejeitos -

Últimas notícias