Lançamento

Livro reúne mais de 700 críticas de teatro escritas por Sábato Magaldi

Mineiro é um dos mais respeitados e conhecidos críticos do teatro brasileiro

Mateus Araújo
Cadastrado por
Mateus Araújo
Publicado em 28/03/2015 às 11:36
Divulgação
Mineiro é um dos mais respeitados e conhecidos críticos do teatro brasileiro - FOTO: Divulgação
Leitura:

Parte das críticas teatrais escritas pelo mineiro Sábato Magaldi, sobre os espetáculos apresentados no Brasil, de 1966 a 1988, está compilada no livro Amor ao teatro: Sábato Magaldi (R$ 154), recém-lançado pela editora Sesc SP e já disponível nas livrarias. O livro reúne 783 críticas teatrais do autor publicadas nos jornais O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde. É o resultado de pesquisa trabalhosa feita pela mulher de Sábato, Edla van Steen, com a assessoria de José Eduardo Vendramini. 

“Durante vinte anos, Sábato se negou a publicar em livro suas críticas no Diário Carioca, O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde: talvez porque soubesse o trabalho que o esperava”, escreveu Edla na apresentação do livro, um compêndio de mais de 1200 páginas. “Na medida do possível, eu o consultei e, a seu pedido, ficaram de fora de Amor ao teatro as publicações assinadas como S. M. e M. S, as de dança e as de espetáculos estrangeiros que, ao lado de matérias especiais, entrevistas, artigos sobre outros assuntos, ainda que ligados ao teatro, foram separados para compor mais um livro.”

Ler Amor ao teatro é percorrer, em palavras, a história da cena brasileira. Entre os textos de Sábato, há críticas sobre clássicos do teatro brasileiro, como produções de Fauzi Arap, Augusto Boal e Antunes Filho. 

Leia mais sobre Sábato Magaldi no blog Terceiro Ato. Lá, você entende o porquê de o crítico ser chamado de defensor do Pronográfico


Últimas notícias