Brecht

'Diga Que Você Está de Acordo - MáquinaFatzer' ganha sessão no Trema

Grupo cearense se apresenta sexta, sábado e domingo, no Hermilo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/05/2017 às 13:17
Divulgação
Grupo cearense se apresenta sexta, sábado e domingo, no Hermilo - FOTO: Divulgação
Leitura:

Trabalhar a partir dos escritos de terceiros é sempre um processo de captar entrelinhas, tentar preencher vazios e descobrir novas possibilidades. Quando se trata de um projeto deixado em aberto, essa tarefa ganha contornos ainda mais profundos, porque o trabalho se torna quase de co-autoria. Foi encarando o desafio deste segundo caso que o grupo Teatro Máquina (CE) lançou seu olhar sobre uma peça inacabada de Bertolt Brecht e criou Diga Que Você Está de Acordo – MáquinaFatzer, que ganha sessões hoje, às 20h, e sábado e domingo, às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho, dentro do Trema Festival de Teatro.

Escrita entre 1926 e 1931, A Queda do Egoísta Johann Fatzer é um trabalho intrigante dentro da obra do dramaturgo alemão. Construída a partir de cenas abertas, com muitas anotações e estudos, mas nunca finalizada, a peça fascina até hoje pelas possibilidades que articula.

A diretora Fran Teixeira se debruçou sobre o texto em seu doutorado e, finalizada a pesquisa, decidiu, coletivamente, montá-lo com o Teatro Máquina.

“O material dramatúrgico era formado por cenas muito curtas ou que precisam quase que ser completadas. Fomos criando com alguns colaboradores e desenvolvemos uma dramaturgia para ligar diferentes situações, mas mantendo a potência do fragmento. Uma cena pode virar outra sem que seja concluída e isso segue um pouco a ideia de Brecht de uma cena alucinada”, enfatiza a diretora.

A peça acompanha quatro soldados desertores confinados em uma casa com a esposa de um deles. As tensões que brotam dessa interação – e a dificuldade de se entenderem – geram o maior ponto de investigação do espetáculo, que é encenado em uma língua afetiva.

Leia Também

    “Quando começamos a lidar com esses pedaços de fala, entendemos que isso se refletia em tudo. Então, o espetáculo é falado em um português quase expulso. É uma palavra sofrida. No fundo, nos interessa construir imagens, o gesto, e é isso que buscamos fazer”, disse.

    Em cena estão Fabiano Veríssimo, Felipe de Paula, Márcio Medeiros, Levy Mota e Loreta Dialla.

    DO NORDESTE

    Esta será a primeira vez que o prolífico grupo do Ceará, com 12 anos de trajetória, se apresenta no Recife. Segundo a diretora, a lógica dos editais parece sempre favorecer a troca entre grupos de diferentes regiões, o que cria lacunas internas.
    “Por incrível que pareça, é muito difícil circular por aqui. Para nós, por exemplo, é mais fácil nos apresentarmos no Rio Grande do Sul do que em Pernambuco. Por isso, os festivais têm ainda mais importância, pois possibilitam essas trocas com mais ênfase”, reflete.

    Últimas notícias