Político

Matheus Nachtergaele comove com texto político

Publico em uma rede social, carta aberta sobre os descaminhos do Brasil tem sido compartilhada por diversos artistas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/08/2017 às 14:59
Fernando da Hora / JC IMAGEM
Publico em uma rede social, carta aberta sobre os descaminhos do Brasil tem sido compartilhada por diversos artistas - FOTO: Fernando da Hora / JC IMAGEM
Leitura:

Atores, cantores, dramaturgos e vários outros colegas artistas andam compartilhando a carta aberta que o ator Matheus Nachtergaele publicou em sua conta no Facebook sobre o atual momento político do País. No texto, o ator fala sobre a decepção de ter visto a investigação contra o presidente Temer arquivada e diz que o Brasil, infelizmente, vai se tornar o país "das crianças marginais, criadas no o país do desamor, da cocaína, das igrejas evangélicas, do futebol a todo custo". O cantor Felipe Catto, por exemplo, foi um dos que compartilharam: "Um texto de beleza e grande lucidez". 

Leia o texto na íntegra:

AFOGADO NAS LÁGRIMAS DE UM PAÍS

Matheus Nachtergale

Eu achei, sim, que se ia investigar o tal Temer. A política venceu o bom senso. Uma presidente foi caçada, um país desmontado novamente, mais uma geração condenada à miséria de tudo por causa de um negócio que não saberemos qual é, posto que a nós resta pagar em silêncio os impostos para a manutenção dessa babel que é o DF. Para nós não haverá escola, hospital ou transporte decente. Não haverá penicilina, nem água limpa. As chuvas inundarão pra sempre as ruas sujas e sem esgoto, e as crianças nossas serão marginais, criadas no país do desamor, da cocaína, das igrejas evangélicas, do futebol a todo custo.

Teremos sido o país castrado da festa, e transformado em campo de guerra e feiúra. Não haverá, por muito tempo ainda, nenhuma alegria que não seja conquistada apenas por nós mesmos, nas reuniões singelas da dança e da festa. Teremos tido a melhor música do mundo, as mais lindas aves, as praias e a vasta fartura engolidas numa corrupção des-humanista e doente.

Teremos sido o país do futebol...grande bobagem. De minha parte, vou seguir fazendo filmes, peças e séries de televisão que me pareçam investigadoras do homem do brasil ( com minúscula mesmo, porque estou triste ), do que poderia ter sido uma brasilidade, e serei um dos arautos sinceros do que é bonito e feio em nós. Farei isso até a exaustão de mim. É o que sei fazer como artesanato. Nas horas mansas, vou cantarolar um samba canção de arte e meus olhos vão se encher de água impura.

Aos poucos, o que era o futuro será o passado, mesmo. Tendo sobrevivido a isso tudo, morrerei sem ter visto o país que ia inventar o novo. Tudo é um negócio. Sorte pra nós.

Beijo.

Últimas notícias