Contra a censura

Atriz trans que interpreta Jesus em peça virá ao Trema! Festival

Maikon K, que também foi censurado por sua performance, também se apresentará

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/05/2018 às 13:25
Reprodução
Maikon K, que também foi censurado por sua performance, também se apresentará - FOTO: Reprodução
Leitura:

O Trema! Festival terá como tema, em 2018, Narrativas para uma humanidade em extinção. E, sem medo de se contrapor ao conservadorismo, o evento terá em sua programação peças que causaram polêmica e sofreram repressão. É o caso de O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, da atriz Renata Carvalho. O trema será realizado de 26 de maio a 3 de junho, em vários espaços do Recife.

O texto é uma adaptação da obra da escocesa Jo Clifford e tem direção Natalia Mallo. Na peça, Renata trata de passagens marcantes da bíblica, trazendo-as para o contexto atual e refletindo sobre preconceitos que permanecem. A obra causou muita controvérsia e foi alvo de censura judicial em Jundiaí (SP) e Salvador (BA).

Outro trabalho que também sofreu censura foi DNA de DAN, do paranaense Maikon K. A performance foi reprimida pela Polícia Militar, em 2017, em frente ao Museu Nacional da República, em Brasília. O motivo seria suposto atentado ao pudor, já que Maikon fica nu em cena, mas o caso ganhou repercussão nacional por se apresentar como uma repressão à liberdade artística.

OUTRAS ATRAÇÕES

Com a grade ainda sendo montada, o Trema! promete ter uma edição pulsante. Entre os trabalhos que também foram confirmados para esta edição estão Mata Teu Pai, com Debora Lamm, que abre a programação; A Invenção do Nordeste, do Grupo Carmin (RN), Alguém para Fugir Comigo, do Resta 1 Coletivo de Teatro (PE), e o infantil-juvenil O Pequeno Príncipe Preto, de Junior Dantas.

Últimas notícias