Estímulo

Teatro Universitário conta com novo edital do Itaú Cultural

Convocatória quer estimular a retomada com mais força do teatro feito por estudantes

Bruno Albertim
Cadastrado por
Bruno Albertim
Publicado em 17/09/2018 às 12:00
Itaú Cultural - Divulgação
Convocatória quer estimular a retomada com mais força do teatro feito por estudantes - FOTO: Itaú Cultural - Divulgação
Leitura:

SÃO PAULO - Com clássicos históricos como a montagem de Morte de Vida e Severina pelo Teatro da Universidade Católica de São Paulo em 1965,  diretamente  responsável pelo direcionamento das artes cênicas do Brasil no caminho da contemporaneidade, o teatro feito no ambiente universitário vem desidratando nos últimos anos. Para estimular a seara, o Itaú Cultural, um dos maiores fomentadores privados na cultura do País, acaba de lançar um edital específico.

A partir do próximo dia 19 de setembro, com encerramento das inscrições em 22 de outubro, está no ar, pelo site do Itau Cultural (itaucultural.formstack.com/forms/aponte), a convocatória "a ponte – cena do teatro universitário".

“É mesmo uma chamada para este ambiente que sempre foi, historicamente, responsável por parte importante do teatro do Brasil”, diz a pernambucana Galiana Brasil, gestora de Artes Cênicas do Itaú Cultural. “Nossa ideia é apontar para núcleos de criação de onde costumam nascer as experiências teatrais mais inovadoras: a cena universitária”, completa, ciente também de que o edital é um estímulo à pesquisa e inovação no atual cenário de instabilidade brasileira.

Podem participar estudantes formalmente vinculados a instituições de ensino superior, escolas técnicas de teatro de nível médio e escolas independentes de teatro formalmente reconhecidas. Como também alunos de pós-graduações em universidades.

VÁRIAS ÁREAS E LINGUAGENS

Não é necessário que os alunos universitários estejam ligados apenas a cursos de artes cênicas. “Basta comprovar vínculo universitário”, diz ela, lembrando que a comissão curadora tem foco na linguagem e na especificidade das propostas. “Diversidade e amplitude é uma de nossas pautas. Cada proposta de espetáculo será avaliada no âmbito do que é: um experimento, um trabalho de conclusão de curso ou disciplina. O inacabado é algo que esperamos ver nesses espetáculos. Não estamos lidando com profissionais. Mas é claro que um trabalho de conclusão de curso gera mais expectativas em acabamento que um outro experimento”, diz ela.

No total, serão selecionados dez espetáculos. Que integrarão uma mostra de Teatro Universitário na sede do Itaú Cultural, na Avenida Paulista, em São Paulo. “Cada trabalho será avaliado pela singularidade de sua poética, apuro e viabilidade para adaptar-se aos espaços de apresentação”, complementa. Os textos não precisam ser inéditos – bastando, lembram os organizadores, respeitar a legislação sobre direito autoral. O resultado será divulgado no dia 30 de novembro.

* O repórter viajou a convite do Itaú Cultural.

Últimas notícias