Humor

Sucesso na web, comediante Júnior Chicó faz show no Recife

Radicado em São Paulo, o pernambucano 'volta ao lar' se apresentando nesta quarta-feira (31), no Camaleão Bar

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 31/10/2018 às 5:00
Foto: Divulgação
Radicado em São Paulo, o pernambucano 'volta ao lar' se apresentando nesta quarta-feira (31), no Camaleão Bar - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Fazer sorrir não é uma tarefa fácil. Mas até que parecia simples para o jovem Josenildo da Silva Rocha Júnior. Quando ainda morava na Ilha do Leite, no Centro do Recife, trabalhou muito tempo na área de telefonia, fazendo atendimentos e dando treinamento para lojas. O hábito de contar histórias engraçadas no ofício lhe rendeu o apelido de Chicó (baseado no personagem do Auto da Compadecida), que ajudou a formar o seu nome artístico. Hoje, aos 35 anos, Júnior Chicó, radicado em São Paulo, volta à sua cidade natal trazendo seu show de stand-up no Camaleão Bar, um dos principais points deste tipo de comédia na cidade.

“Viver de comédia não foi planejado. Quando fui demitido do trabalho, resolvi arriscar e me dedicar somente a isso. Foi difícil, mas acho que de certa forma, a comédia que percebeu que eu poderia viver dela”, conta Chicó, em entrevista ao Jornal do Commercio. Mas antes de se estabelecer em São Paulo, a carreira como comediante começou no Rio de Janeiro.

“Morei na capital carioca alguns anos e lá me apresentei com o Comédia em Pé (primeiro grupo de stand-up do Brasil, que revelou talentos como Fábio Porchat, Leo Lins, Victor Sarro, entre outros). A partir dali, a coisa ficou séria e decidi mudar para São Paulo pois a cena lá é bem mais forte”, relata.

Apesar de morar hoje na principal capital do stand-up comedy do País, Júnior Chicó reconhece que Recife não fica atrás neste tipo de humor. “Acho que a cena de Recife é a melhor do Nordeste. Temos grandes referências no stand-up que são daqui ou que começaram a fazer show aqui: Murilo Gun, Nil Agra, Alisson Castro, Flávio Andrade e ainda o Rodrigo Marques, hoje destaque no programa A Culpa é do Cabral (Comedy Central). A galera tá ensinando o Brasil a pronunciar ‘stand-up’ com o nosso sotaque”, comemora.

Após ganhar destaque ao participar do Prêmio Multishow de Humor (2017), o trabalho de Júnior Chicó chama atenção por outro detalhe: não ter medo de falar abertamente sobre sua sexualidade.

“Quando resolvi me assumir e falar sobre ser gay, eu queria poder me sentir livre falar sobre relacionamento, família, amigos e como o preconceito só dificulta essas relações. Através do humor, eu faço graça com situações que já passei tendo que esconder quem eu era das pessoas que eu amo, e hoje acho engraçado porque é absurdo ter que fazer isso. E não é só o público LGBT que percebe e reconhece isso. Recebo muitas mensagens do pessoal falando como foi importante entender na piada o ponto de vista de um amigo que passava pela mesma situação. O humor tem esse poder: promove a empatia”, confessa.

Sobre se apresentar nesta quarta-feira (31) no Recife, Júnior Chicó (que também pode ser visto no Comedy Central) não esconde a ansiedade: “Vou entrar no show ao som de De Volta Pro Meu Aconchego! (risos) Estou muito feliz de poder me apresentar aqui num momento em que minha carreira está num rumo tão bacana. Vai ser lindo me comunicar para quem só conhece meu trabalho pelos vídeos no YouTube e Instagram. Agora a gente vai poder dar risada junto”, completa.

SERVIÇO

Quarta do Riso – com Renato Bartolomeu, Flávio Andrade e Júnior Chicó. Nesta quarta-feira (31), no Camaleão Bar (Rua Correia de Araújo, 81, Graças), a partir das 21h. Ingresso: R$ 20. Reservas: (81) 3423-2620.

Últimas notícias