Exposição

Trajes do Baile do Menino Deus podem ser vistos de perto em exposição

Para comemorar os 15 anos do auto de Natal, exposição com os figurinos do espetáculo ocupam prédio histórico do Marco Zero

Bruno Albertim
Cadastrado por
Bruno Albertim
Publicado em 14/12/2018 às 18:40
Divulgação
Para comemorar os 15 anos do auto de Natal, exposição com os figurinos do espetáculo ocupam prédio histórico do Marco Zero - FOTO: Divulgação
Leitura:

Com 35 anos de existência, e 15 sendo apresentado no Marco Zero do Recife, O Baile do Menino Deus faz parte da paisagem cultural da cidade não apenas pela sonoridade e dramaturgia. De grande apelo visual, o auto de Natal tem nas mais de 400 peças de roupa que dão corpo ao espetáculo um de seus pilares. A partir de hoje, o público pode conferir uma exposição sobre um dos patrimônios estéticos do espetáculo: cerca de 40 figurinos estarão expostos no prédio histórico da Associação Comercial do Recife.

“As pessoas estão acostumadas a ver esses figurinos de longe, que foram, aliás, feitos para isso. Além de rever parte da memória visual do espetáculo, o público poderá ver essas peças de perto, perceber as sutilezas. O Baile é um marco cultural da cidade e, pela exposição, será possível ver sua trajetória visual”, diz o ator e diretor de teatro Marcondes Lima que, no Baile do Menino Deus, atua como cenógrafo e figurinista desde a estreia no Marco Zero.

FASES

Na exposição, o público pode rever figurinos das três primeiras fases estéticas do espetáculo. Sempre ancorados em elementos da cultura popular nordestina, os figurinos trouxeram, respectivamente, desde a estreia, informações visuais inspiradas na cultura bizantina, do Oriente Médio e cigana. Apenas os figurinos da atual e quarta fase, inspirados na África, não estão em exposição. “São os figurinos da temporada deste ano”, diz Marcondes. No domingo, a partir das 16h, diretores e criadores do espetáculo participam de uma roda de conversa com o público na abertura da exposição.

Exposição do Baile do Menino Deus. De 16 a 25 de dezembro. Associação Comercial de Pernambuco, praça do Marco Zero, s/n.

Últimas notícias