Ao ar livre

Paixão de Cristo de José Pimentel começa nesta quinta em Olinda

Espetáculo ocupa espaço em frente à Igreja do Carmo, às 20h

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/04/2019 às 15:49
Leo Motta/JC Imagem
Espetáculo ocupa espaço em frente à Igreja do Carmo, às 20h - FOTO: Leo Motta/JC Imagem
Leitura:

O nome de José Pimentel é quase indissociável das montagens da Paixão de Cristo na Região Metropolitana do Recife. O ator, diretor e dramaturgo, falecido em agosto do ano passado aos 84 anos, interpretou Jesus por mais de 40 anos, 20 deles na encenação da capital pernambucana. De quinta-feira (18) até domingo (21), o espetáculo que idealizou sai do Marco Zero e ocupa um novo espaço, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Olinda. As apresentações acontecem gratuitamente às 20h.

Convidada pela Prefeitura de Olinda após perder o palco no centro do Recife para a encenação Jesus, a Luz do Mundo, da Apacepe, a Paixão de Cristo de José Pimentel será dirigida por José Francisco Filho. Para ele, no final o imbróglio teve saldo positivo, pois enxerga a ocupação desse novo espaço como uma renovação para o espetáculo.

“O cenário cresceu, está com 48 metros de comprimento e, além disso, a área é um espetáculo. A paisagem, com a igreja ao fundo, e as árvores do local, acabaram incorporadas à encenação”, explica.

Com 50 anos de dedicação ao teatro, José Francisco Filho afirma que a experiência tem sido um desafio inédito devido à sua dimensão. Em cena estão 50 atores. “Também nunca tinha feito um espetáculo para tanta gente”, enfatiza.

RENOVAÇÃO

O diretor se ateve à maioria das marcas deixadas por Pimentel, mas buscou, também, atualizar algumas cenas. Garante, portanto, que o público pode esperar muitas novidades. Entre elas está a trilha sonora inédita (no ano passado, por questões de recursos e falta de tempo, houve intérpretes que dublaram vozes de outros atores).

Assim como em 2018, quando foi realizada no Marco Zero pela última vez, o papel de Jesus ficará com Hemerson Moura. O ator foi selecionado por José Pimentel após seus antigos sócios darem o ultimato para que não interpretasse novamente o Nazareno devido à fragilidade de sua saúde e à idade avançada.

O elenco é formado ainda por Stella Maris Saldanha (Maria), Moisés Neto (Pilatos), Angellis Nardelli (João), Gabriela Quental (Madalena); Luciano Lucas (Herodes), Ricardo Vendramini (Caifás), entre outros.

“Legado é uma coisa que não se vende e nem se dá, se conquista. E José Pimentel tem um legado que não se apaga”, reforçou José Francisco.

Últimas notícias