Cancelamento

Caixa suspende temporada do espetáculo 'Abrazo'

A peça teve temporada cancelada pela Caixa por suposta quebra contratual, pegando de surpresa o grupo potiguar Clowns de Shakespeare

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/09/2019 às 10:06
Foto: Rafael Telles/Divulgação
A peça teve temporada cancelada pela Caixa por suposta quebra contratual, pegando de surpresa o grupo potiguar Clowns de Shakespeare - FOTO: Foto: Rafael Telles/Divulgação
Leitura:

O grupo potiguar Clowns de Shakespeare, que realizava do espetáculo Abrazo na Caixa Cultural, foi pego de surpresa com a suspensão da temporada no último sábado (7). Com duas sessões marcadas no dia de estreia, só a primeira foi encenada. Um debate chegou a ser realizado, mas a encenação seguinte, assim como as apresentações de domingo e do próximo final de semana foram canceladas. Em nota divulgada nas redes sociais, o grupo afirma que a decisão partiu da própria Caixa Econômica por uma suposta quebra de cláusula contratual.

Segundo Fernando Yamamoto, fundador do Clowns, a equipe está aguardando esclarecimentos da Caixa, que levou a questão para Brasília. Já Marco França, diretor do espetáculo, publicou um vídeo falando em censura. "Uma censura travestida com argumentos jurídicos. Vemos um momento de barbárie no país, onde a verba pública para pesquisa e educação são cortadas, livros são censurados, artistas estão sendo perseguidos e tendo suas obras censuradas. Não nos calarão", afirma.   

Em outra postagem, nos stories de seu Instagram, Marco publicou o texto de explicação do cancelamento feito pelo grupo e acrescenta os dizeres: "Censura. Banco do Povo? Que povo?". Em uma publicação no perfil do Instagram da Caixa Cultural do Recife, usuários comentam questionando a razão do cancelamento, mas sem resposta. 

Por telefone, a reportagem procurou esclarecimentos com a assessoria da Caixa Econômica, que pediu a solicitação das informações por e-mail. Como resposta, a instituição afirmou que as apresentações foram canceladas por "descumprimento contratual" e que este foi rescindido. A Caixa informou ainda que os valores dos ingressos adquiridos estão sendo restituídos na bilheteria da Caixa Cultural Recife.

A redação do JC questionou por e-mail o que teria motivado a quebra de contrato, mas ainda não obteve resposta da Caixa. 

Ver essa foto no Instagram

CENSURA !

Uma publicação compartilhada por Marco França - Ator e Músico (@clownamado) em

Sobre o espetáculo

Abrazo é a segunda peça da Trilogia Latino Americana (composta ainda por Nuestra Senhora de Las Nuvens e Dois Amores y Um Bicho), um projeto de pesquisa do grupo que teve início há uma década e nasceu do desejo de investigar a história e a cultura dos países vizinhos ao Brasil, a partir da percepção da falta de diálogo entre as nossas culturas, fruto de uma construção eurocêntrica. Entre os pontos em comum das histórias dessas nações estão os sucessivos episódios de golpes de estado, como as ditaduras militares instauradas no século 20.

Sem falas, o espetáculo dirigido por Marco França foi livremente inspirado em O Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano, e tem roteiro dramatúrgico assinado por César Ferrario. No elenco estão Camille Carvalho, Dudu Galvão e Paula Queiroz, que se revezam em vários personagens. No trabalho, a música exerce uma função de destaque, diretamente ligada à ação.

Segundo Fernando Yamamoto, um dos fundadores do Clowns de Shakespeare, a obra tem como base o desejo de trabalhar com as crianças temas como repressão, relações de poder e o histórico de ditaduras da América Latina. Para ele, os espetáculos ganharam uma potência ainda maior após 2016, dialogando diretamente com o Brasil do presente.

Últimas notícias