Prêmio

Raul Córdula recebe prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte

Premiação se destina ao livro Utopia do Olhar, sobre a arte de Olinda

Bruno Albertim
Cadastrado por
Bruno Albertim
Publicado em 23/04/2014 às 12:24
Leitura:


O escritor e artista plástico Raul Córdula está entre os vencedores da edição 2013 do Prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA, divulgado ontem, na sede do MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – em São Paulo. Córdula ganhou o prêmio Sérgio Millet, pela publicação da obra Utopia do Olhar (Funcultura/ Fundarpe, 2013).
Em cerca de 300 páginas, o livro de memória de Raul conta a história da arte, através de artistas, ateliês e movimentos, de Olinda nos últimos 40 anos. “É uma história que eu vivi desde a adolenscência, quando saia da Paraíba, onde morava, e vinha para Olinda, onde ficava na casa de Adão Pinheiro”, diz ele, que define a obra como um “livro de memórias que se presta à pesquisa”.
“O prêmio foi importante não apenas para mim, mas para Olinda, para os artistas de Olinda. Vejo alguns que já se foram como Delano e Samico, e outros artistas importantíssimos, como Maria Carmem, João Câmara, Tereza Costa Rêgo, Zé Barbosa, que estão com idade entre 70 e 80 anos, com histórias que ainda não foram devidamente contadas. Resolvi contar para que não se perdesse”, diz ele.


Códula preferiu distribuir em vez de vender o livro. “Se fosse para uma livraria, o livro se atomizaria. Preferi concentrar a distribuição”, diz. Para ele, a história da arte na cidade não se limita aos artistas de sua própria geração. “A arte tem se renovado na cidade, novos artistas aparecem, maravilhosos. Por exemplo, Cuqinha, Ju Calheiros, Fernando Peres, Juliana Notari...”, diz ele, informando que, mesmo que se ausentem para temporadas fora, essa nova geração de artistas tem um discurso que pode, de alguma forma, ser localizado na cidade. “Eles não tem um discurso regionalista, mas se identificam com Olinda que não pode ser vista separada do Recife”.

VENCEDORES
Verônica Stigger pela exposição Maria Martins: Metamorfoses. MAM São Paulo, 10 de julho a 15 de setembro de 2013.
Prêmio Maria Eugênia Franco (curadoria pela exposição): Centro de Arte Contemporânea Inhotim
Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade (instituição pela programação e atividade no campo da arte): Exposição Waldemar Cordeiro: Fantasia Exata – Itaú Cultural, de 04 de julho a 22 de setembro de 2013
Prêmio Paulo Mendes de Almeida (melhor exposição): Canal Arte1
Prêmio Antônio Bento (difusão das artes visuais na mídia): Jacob Klintowitz
Prêmio Gonzaga Duque (crítico pela atuação durante o ano ou publicação - filiado):  Raul Córdula, pela publicação da obra Utopia do Olhar, Fundarp, 2013.
Prêmio Sérgio Milliet (autor por pesquisa publicada): Daniel Senise
Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea): Antonio Henrique Amaral
Prêmio Ciccillo Matarazzo (personalidade atuante no meio artístico): Sheila Leirner
Prêmio Mário de Andrade (crítico pela trajetória): Carlos Vergara

Últimas notícias