MUSEU

Futura coleção do Louvre dos Emirados Árabes é apresentada

Uma seleção de 160 obras que cobrem todas as épocas são exibidas em Paris antes de sua transferência para Abu Dabi em 2015

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 01/05/2014 às 16:21
NE10
Uma seleção de 160 obras que cobrem todas as épocas são exibidas em Paris antes de sua transferência para Abu Dabi em 2015 - FOTO: NE10
Leitura:

PARIS - Um Cristo mostra seus ferimentos junto a uma estatueta africana de formas hermafroditas, ao lado de um Shiva que dança: antes da inauguração nos Emirados Árabes em 2015, o Louvre de Abu Dhabi apresenta em Paris parte da coleção universal de arte.

Uma seleção de 160 obras que cobrem todas as épocas e quase todas as regiões do mundo será apresentada ao público em Paris a partir de sexta-feira no museu do Louvre.

A exposição Nascimento de um museu já foi apresentada no ano passado na ilha de Saadiyat, onde está sendo construído o edifício do Louvre Abu Dhabi em forma de cúpula, obra do arquiteto francês Jean Nouvel.

O presidente François Hollande inaugurará na terça-feira a exposição parisiense na presença do xeque Sultan Bin Tahnun Al Nahyan, presidente da Autoridade de Turismo e Cultura de Abu Dhabi.

A coleção nacional foi constituída pelos Emirados com o assessoria da Agência França-Museus, operadora francesa do projeto do Louvre Abu Dhabi, criado em março de 2007 após um acordo entre os Emirados Árabes Unidos e a França.

A coleção começou a ser reunida no início de 2009 com a compra de um Piet Mondrian por 21,5 milhões de euros (30 milhões de dólares) pertencente à coleção Yves Saint Laurent-Pierre Bergé. Depois, as peças do museu foram sendo adquiridas em operações mais discretas. Cinco anos depois, a coleção do novo museu já conta com 400 peças, que vão da Antiguidade à Arte contemporânea.

Organizada cronologicamente, a exposição convida a refletir sobre a representação da figura humana, de uma delicada princesa da Ásia Central do terceiro milênio antes de Cristo a duas cabeças de Buda, uma procedente da China e outra da Índia, passando por um elegante Bodhisattva de Gandhara (Paquistão), com elementos que lembram a arte grega. E seu nariz se parece com o de outro vizinho, um orador romano de mármore.

Não muito longe, a reunião de um grande Cristo de madeira do século XVI, de uma escultura djennenké (Mali) do século XIII e de um gracioso Shiva dançante (sul da Índia, século X) "demonstram o espírito de abertura e tolerância do museu de Abu Dhabi", explicou à AFP Laurence de Cars, curadora da exposição.


Últimas notícias