SOCIAL

Exposição itinerante de fotografia revela histórias de catadoras de lixo

Parte do Relix, a mostra fotográfica tem imagens de Helder Ferrer e circula no Parque da Jaqueira, no 13 de Maio e no Dona Lindu

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 14/12/2014 às 4:30
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Quando começou a visitar cooperativas de coleta e reaproveitamento do lixo, convidado pelo projeto Relix, o fotógrafo Helder Ferrer notou uma singularidade: a maioria desses coletivos era coordenado por mulheres. O ensaio fotográfico que ele pretendia fazer se transformou, assim, em uma série de retratos dessas líderes, mostrando elementos do seu cotidiano e contando sua história. O resultado pode ser conferido a partir deste domingo (14/12) em uma exposição itinerante nas Ciclolix (bicicletas coletoras criadas pelo projeto), que vão passar pelo Parque da Jaqueira, às 11h, pelo Parque 13 de Maio, às 14h30 e às 16h, e Parque Dona Lindu, às 18h30.

A iniciativa, idealizada por Lina Rosa, patrocinada pelo Serviço Social da Indústria em Pernambuco (Sesi/PE) e com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), vem criando músicas, quadrinhos, calendário e até teatro a partir do universo da coleta. Nos três parques que recebem hoje a exposição itinerante, a peça Espetaculix também será apresentada. O texto fala sobre lixões e sobre o compromisso de cada cidadão na coleta, valorizando o papel do catador. Já são 150 encenações em escolas e indústrias de todo o Estado.

Cristina Nascimento, 49 anos, tem pouco tempo na cooperativa. ?Não é só catar lixo". -
Betânia da Silva já trabalha com lixo há 14 anos e tem o maior orgulho de transformá-lo em negócio. -
Luciana Patricia, 36 anos, criou a filha adolescente com a renda conquistada na coleta. -
Maria de Lourdes de Souza, que trabalha com lixo desde 1997, faz planos com as bikes que vão chegar. -
Josefa Conceição, 63 anos, trabalha há dez anos como catadora. ?Teremos equipamentos adequados". -
Nilza Gonçalves gosta de sorrir e de pensar no futuro. ?O que mais espero é pela bicicleta!". -

A exposição de Helder, intitulada de Catadoras, é composta por 25 imagens. “Nessas passagens pelas cooperativas, a primeira coisa que me chamou atenção é que as mulheres comandam esse setor. Decidi então que seria um olhar do feminino no processo”, explica. “Também foi um trabalho com a autoestima delas. Apesar de estarem no lixão, vi que as catadoras são também vaidosas: usam maquiagem, têm um brinco, estão com uma fivela no cabelo.”

O resultado são fotos que registram a realidade delas, mas também são convites para conhecer a história de vida de cada uma das retratadas. “Elas sofrem muito preconceito, mas foi muito legal superar essa barreira. No fim, sempre posavam com uma postura muito alegre e com dignidade. Aprendi muito com essa troca, foi extremamente gratificante”, conta o fotógrafo.

Depois de circularem juntas hoje, cem Ciclolix serão doadas para as cooperativas que fazem parte do Relix e as fotografias vão poder ser vistas circulando pelo Região Metropolitana do Recife. O site do projeto – www.projetorelix.com.br – também vai reunir as imagens, junto com o restante das atividades realizadas.

Últimas notícias