DUPLA

Ronaldo Câmara e Samuca Andrade expõem desenhos e esculturas

A mostra Profissão de Risco fica no Boteco Porto Ferreiro até agosto

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 14/07/2015 às 6:50
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

 

Ronaldo Câmara e Samuca Andrade trabalham em diferentes periódicos do Recife, respectivamente o Jornal do Commercio e o Diario de Pernambuco, na mesma área de atuação. Faz parte da rotina dos dois, que possuem mais de 25 anos de experiência, interpretar os diferentes acontecimentos através do desenho, criando charges, cartuns ou caricaturas, convidando à reflexão. A partir desta terça-feira (14/7), a dupla expõe no Boteco Porto Ferreiro e mostra outro lado de suas criações. A mostra Profissão de Risco, inaugurada às 19h, é formada por ilustrações criadas por eles, incluindo algumas obras nas quais os traços de ambos se misturam, e também por algumas esculturas.

O "risco" citado no título da exposição pode ser interpretado de diversas maneiras. Uma das possibilidades é interpretar o nome da mostra como uma referência ao próprio traço do desenho, por exemplo. "A gente já tinha essa ideia de fazer uma exposição juntos. Esta oportunidade está sendo bem legal, até pelos estilos diferentes de cada um. A base do desenho é o risco, então, tem esse trocadilho do nome. Mas a gente também pensou no que aconteceu com o (jornal francês) Charlie Hebdo, quando ficou bem explícito que pode haver uma retaliação por conta de uma charge", lembra Ronaldo.

Samuca completa: "Além da tragédia, existem outros riscos. Você corre o risco de errar ou de ser mal interpretado. Hoje em dia, temos um feedback muito rápido. Às vezes você queria dizer uma coisa, mas o público entende outra; as discussões fogem do patamar da charge e vão parar em outro lugar".

A exposição é formada por 20 ilustrações de cada um deles. "Quando fomos selecionar os trabalhos, constatamos a diferença de traço dos dois. Fiz a brincadeira de colocar um ao lado do outro e ver no que daria. O trabalho de Ronaldo tem mais riscos, meu traço é mais minimalista. Acho que o casamento dos dois estilos deu uma coisa interessante", compara Samuca, explicando o surgimento das obras em que os desenhos da dupla se misturam.

Ronaldo e Samuca também exploraram graficamente, nesta exposição, os rascunhos que, no processo criativo de muitos artistas, antecedem a obra pronta e que, muitas vezes, não deixam vestígios para o observador. "Procuramos mostrar um pouco para o público, de forma até descontraída, a coisa do esboço. A gente nunca pega o papel e faz o desenho já do jeito que ele vai ser publicado. Está sempre ali esboçando, fazendo desenhos com as ideias que surgem. Então, tem muito material que é descartado, que as pessoas não vêem. A gente resolveu selecionar alguns e fez apliques que estão nas paredes e pilares do restaurante. A ideia era sair um pouco do convencional, de mostrar o quadro com moldura, a escultura no suporte", conta Ronaldo.

ESCULTURAS

Cada um dos artistas exibe três peças escultóricas no Porto Ferreiro. Ronaldo já tem experiência como escultor, mas Samuca teve seu primeiro contato com as possibilidades da escultura ao criar as suas próprias técnicas. "Estou estreando. Na verdade, digo que criei um protótipo. Usei a tecnologia digital, aplicando na peça um desenho que fiz", resume Samuca.

 

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
- Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
- Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
- Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
- Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
- Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
- Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem


Últimas notícias