O ensaio Selváticas, desenvolvido pelo fotógrafo Beto Figueiroa e a jornalista Aline Feitosa, foi publicado no site dele nesta segunda-feira (21/9). A "ação-arte-manifesto", como descreve a dupla, foi desenvolvida "como uma forma de questionamento à recente censura, nas redes sociais, de seios femininos presentes em obras de arte". A ideia surgiu depois que uma foto da cantora Karina Buhr, usada para divulgar o novo single dela, foi bloqueada nas redes sociais.
Leia Também
- Foto de Karina Buhr gera debate e protesto nas redes sociais
- Karina Buhr lança o primeiro single de Selvática
- Machismo torna necessária lei para garantir amamentação, dizem mulheres
- Projeto de fotógrafos brasilienses incentiva a naturalização do ato de amamentar
- Na Alepe, projeto multa estabelecimento que proibir mulheres de amamentar
- Pelo direito de amamentar em público
Os seios de Karina apareciam na foto, assim como os das mulheres que participam do ensaio. A cantora é uma das 14 mulheres que foram fotografadas para o ensaio, produzido na casa de Beto e Aline nos últimos dias 16 e 17/9.
Junto com as imagens, divulgadas em conjunto, como um políptico em preto e branco, foi publicado um texto de Aline sobre o assunto: "Não estamos nuas. Estamos sem blusa. E é assim que queremos também discutir a democratização das redes, a manipulação de conteúdo na comunicação e o retrocesso causado pelos gigantes que ameaçam controlar a internet, escolhendo qual será o nosso consumo político e ideológico".
O texto completo da jornalista Aline Feitosa e as fotos podem ser vistas nesta página do site de Beto Figueiroa.