Capital

Museu do Recife apresenta a história da cidade a partir do açúcar

Mostra envolve textos inéditos, mapas, fotografias, peças arqueológicas, animações e filmes, entre outros itens

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 16/03/2016 às 8:54
Foto: Divulgação
Mostra envolve textos inéditos, mapas, fotografias, peças arqueológicas, animações e filmes, entre outros itens - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Para refletir sobre o Recife de ontem, hoje e do amanhã, o Museu da Cidade abre neste sábado uma exposição, que vai remontar a trajetória do município a partir do açúcar. 'Doc(e) Recife' ressalta a influência do produto no desenvolvimento urbano e nas relações sociais, além de incitar nos visitantes o pensamento sobre o futuro da metrópole. Gratuita, a mostra envolve textos inéditos, mapas, fotografias, peças arqueológicas, animações e filmes. 

O visitante poderá conhecer sobre a cultura do açúcar trazida pela colonização portuguesa, a forte influência na gastronomia, no comportamento, na arquitetura e urbanismo; e o desenvolvimento da cidade que se formou da junção das terras dos engenhos de açúcar com um porto exportador de mercadorias. “A civilização do açúcar realmente está entranhada na atualidade, faz parte do nosso cotidiano, seja nos doces que a gente herdou de Portugal, seja nessa sociedade desigual, nesse trabalho escravo que, de alguma forma permanece marcado na sociedade”, considera a diretora do museu e curadora da exposição Betânia Corrêa. 

Do século 20, por exemplo, a mostra destacada os projetos de urbanização do Porto e das avenidas Guararapes e Dantas Barreto. Além da observação do passado e influência no presente, a exposição também quer instigar o visitante a expor uma visão a respeito do futuro do Recife, qual a cidade que o recifense deseja ver daqui a 21 anos, quando o município celebrará 500 anos. 

Últimas notícias