INÉDITO

Gilvan Barreto leva fotos sobre violência política para Porto Alegre

O fotógrafo pernambucano vai mostrar imagens de paisagens que trazem as marcas da violência contra presos da ditadura

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/04/2016 às 16:22
Gilvan Barreto/Divulgação
O fotógrafo pernambucano vai mostrar imagens de paisagens que trazem as marcas da violência contra presos da ditadura - FOTO: Gilvan Barreto/Divulgação
Leitura:

No cenário do Araguaia, pedaços bela paisagem foram recortados. Em Foz do Iguaçu e em locais do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará e Goiás, é possível ver o mesmo: ausências que interferem no cenário de cartões-postais. Na exposição Postcards from Brazil – Cicatrizes na Paisagem, o fotógrafo pernambucano Gilvan Barreto revela como a violência política está presente na história – e na imagem - do Brasil.

A mostra será aberta no FestFoto - Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, no dia 11 de maio, em sua primeira exibição. Gilvan criou o trabalho a partir de informações da Comissão da Verdade, que investigou a perseguição política no Brasil no período da ditadura militar. Assim, no trabalho, Gilvan interfere nos paraísos naturais do País para ressaltar as cicatrizes dessa violência.

A exposição traz a memória de nomes como Carlos Lamarca, Stuart Angel, Rubens Paiva, Padre Henrique e Soledad Barret, além de citar casos como o do Massacre da Chácara São Bento, em Jacuí, Rio Grande do Sul, e A Casa da Morte, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A curadoria da mostra é de Carlos Carvalho, enquanto André Vilaron participou com a curadoria técnica e histórica.

Postcards from Brazil vai ficar em cartaz no pátio central do Campus Centro da UFRGS até o dia 15 de julho, com visitação das 7h às 22h.

Últimas notícias