EXPOSIÇÃO

Casa do Cachorro Preto recebe exposição Planta, Bicho e Gente

Aberta a partir de hoje, mostra questiona a relação do homem com a natureza

NATHÁLIA PEREIRA
Cadastrado por
NATHÁLIA PEREIRA
Publicado em 05/05/2016 às 7:00
Foto: Diogo Condé/Divulgação
Aberta a partir de hoje, mostra questiona a relação do homem com a natureza - FOTO: Foto: Diogo Condé/Divulgação
Leitura:

A ilustradora, tatuadora e artista visual Ianah Maia abre hoje sua exposição Planta, Bicho e Gente, na Casa do Cachorro Preto, em Olinda. Com 21 peças, divididas entre pinturas, desenhos, montagens visuais e uma instalação, a mostra inédita propõe refletir a respeito das relações entre os seres através de temas ligados à ecologia, etnia e gênero. 

"A ideia é ressignificar o lugar do ser humano no mundo, já que boa parte de nós crê que somos superiores às outras criaturas. Sugiro, então, o pensamento de que partimos de um mesmo todo, sem a existência de hierarquias", explica a artista.

Os trabalhos serão apresentados em três séries. Na primeira, estarão pinturas feitas sobre madeira, abordando o elo existente entre as espécies. A segunda reunirá fotografias de elementos encontrados na natureza, com imagens produzidas por Ianah em locais próximos a ambientes urbanos onde ainda há a presença de elementos naturais. O distrito de Aldeia, no município de Camaragibe, e o Porto de Suape, em Ipojuca, foram alguns dos cenários registrados.

Já a instalação Mostruário de Espécimes Humanas, trará pinturas em técnica de aquarela, com cores mais suaves, retratando personagens humanos catalogados nos mesmos moldes de registros científicos de animais e vegetais: ao lado de cada uma será possível conferir informações como a data de “captura” do ser registrado.

ARTE E CRÍTICA

Atenta ao papel da arte como motivadora de olhares críticos, a artista organizou panfletos informativos colocados à disposição dos educadores que visitarem a expo. Neles, estarão indicações sobre seus processos criativos. “Podem ser usados em sala de aula para estimular a apreciação de obras artísticas como portas para novos pontos de vista. O interessante é ir além do óbvio”, finaliza.

A noite contará ainda com show da cantora Uana Mahin e discotecagem de Linda DeMorrir. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 29/5.

Últimas notícias