INTERNET

Conheça o acervo do Museu de Memes, que pesquisa comunidades virtuais

Acervo digital tem informações bibliográficas de memes como 'Félix Bicha Má', 'Esmagares a minha rata', 'Bode Gaiato', 'Dilma Bolada' e 'Criança Viada'

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/03/2017 às 9:57
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Imagine um espaço para guardar e registrar todos os seus memes favoritos, explicando também a origem deles e seus significados no espaço virtual. Pois bem, este espaço existe. É o #MUSEUdeMemes, um projeto da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Criado dem 2011, o Museu de Memes é um espaço estritamente online que busca formar "um acervo de referência para pesquisadores interessados na investigação sobre o universo dos memes, do humor e das práticas de construção de identidades e representações em comunidades virtuais", explicam em seu site. Também realizam eventos abertos ao público para debate sobre os memes de internet. 

"O que o #MUSEUdeMEMES propõe é se tornar um ponto de referência no ambiente da internet como acervo de artigos e ensaios, resenhas, entrevistas com autores e personagens desses próprios memes, e repositório de links e fontes relacionadas ao tema, seja de conteúdos analíticos produzidos por outros sites e pesquisadores, seja de dados compartilhados pelos próprios pesquisadores integrantes do projeto, ou ainda de listas com indicações de leituras e bibliografias mapeadas", detalham.

O ACERVO

O acervo do Museu de Memes é amplo. Vai desde as piadas famosas e amplamente conhecidas, como as de Chuck Norris, a outros memes muito específicos, como os memes da comunidade LGBT ("Choque de monstro" e "fechação de tempo") ou "O Rei do Gado Girando Todo Dia". 

Há também entrevistas com criadores de páginas populares, como a Bode Gaiato e Dilma Bolada, e registros de eventos virtuais como a "Primeira Guerra Memeal" e a onda de eventos falsos no Facebook. Até mesmo virais como o Harlem Shake, Gangam Style e "Logo eu" e "Diferentona", que já foram deixados de lado, estão lá. Tudo é detalhadamente descrito, mostrando a origem, as aplicações e novos formatos dos memes.

RELEMBRE ALGUNS MEMES:

Félix Bicha Má é uma fanpage do Facebook inspirada no personagem homônimo, vivido por Mateus Solano -
Em 2012 o cantor Maino lançou a This Could Be Us (Poderia Ser a Gente). E acabou virando meme -
Bode Gaiato é uma página criada em 2013 por Bruno Melo, estudante de engenharia elétrica em Caruaru -
O conteúdo apresenta situações cotidianas apresentadas de forma bem humorada por um bode nordestino -

Últimas notícias