TRANSFERÊNCIA

Obras de Abelardo Da Hora deixam Pernambuco para nova casa na Paraíba

Batizado de Memorial Abelardo da Hora, o acervo do escultor ficará no bairro de Tambaú, em João Pessoa

Editoria de Cultura
Cadastrado por
Editoria de Cultura
Publicado em 29/12/2018 às 17:50
Foto: Ricardo B. Labastier/ACERVO JC IMAGEM
Batizado de Memorial Abelardo da Hora, o acervo do escultor ficará no bairro de Tambaú, em João Pessoa - FOTO: Foto: Ricardo B. Labastier/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

A transferência do acervo do escultor Abelardo da Hora (1924 – 2014) foi acertada após um acordo entre o Instituto Abelardo da Hora, mantido por sua família, e o governo paraibano, que se comprometeu criar um espaço exclusivo para receber e expor seu legado. Batizado de Memorial Abelardo da Hora, o equipamento está localizado no bairro de Tambaú, em João Pessoa. Neste sábado (29), as obras já começaram a se despedir de Pernambuco a caminho de sua nova casa. A primeira delas foi a obra das mulheres de longas pernas, marca-registrada do artista. 

A decisão não foi tão pacífica quanto se esperava. Em carta pública, a família do escultor esclareceu o processo de negociação para posse do acervo. Segundo o documento, a família aguardava, desde 2014, alguma proposta por parte do Governo de Pernambuco e chegaram a procurar “mais uma vez” seus representantes, antes de firmarem o acordo que passa a vigorar, mas, segundo indicam, não receberam condições nos mesmos termos que as propostas pelo Estado vizinho.

Quanto ao novo local, ainda segundo a carta, "a família constatou que o espaço do Memorial Abelardo da Hora adequava-se a todas as expectativas desejadas, configurando-se como um espaço de qualidade internacional, à altura do homem, da obra e do legado de Abelardo da Hora”.

DEFESA

O Governo de Pernambuco se posicionou afirmando estar "surpreso" com a decisão. Por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), afirmaram ter enviado uma proposta de parceria, assinada por Manuela Marinho, secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco (em exercício), Márcia Souto, presidente da Fundarpe, Ricardo Leitão, presidente da Cepe, e Evaldo Costa, secretário de Comunicação Governamental.

O documento previa uma catalogação da coleção, doação à Fundarpe sob rígidas condições, definição de um novo local de armazenamento e exposição, sendo o Museu Cais do Sertão uma das opções, relançamento de álbuns de gravuras de Abelardo pela Cepe e um lançamento de livro sobre sua vida e arte pela mesma editora. 

Últimas notícias