Inauguração

Wayne´s: Burguer muito além do fast food

Em Boa Viagem, hamburgueria trata o disco de carne com a dignidade merecida

Bruno Albertim
Cadastrado por
Bruno Albertim
Publicado em 24/07/2015 às 5:29
Foto: Divulgação
FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Glória ocidental, o hambúrguer vem se livrando do encaixotamento medíocre no qual a indústria da chamada fast-food passou a tratá-lo. Paulatinamente, o disco de carne introduzido por imigrantes da cidade alemã de Hamurgo nos EUA de incipiente industrialização, no século passado, recupera sua dignidade. No Recife, a filial de uma hamburgueria de Natal escreve, apesar de recém-inaugurada, um belo capítulo na trajetória.

Wayne’s é o nome da rede cuja filial recifense foi aberta no final de Boa Viagem, ao lado da churrascaria Ponteio Grill, pela pernambucana Manuella Duque. Divertida e ampla, a casa tem seu nome inspirado em clássicos do cinema hollyoodiano. No terraço aberto da entrada, antes do salão climatizado, o teto está adesivado com uma cena do filme E.T – O Extraterrestre. Grandemente atenciosos e capacitados, os garçons trabalham vestidos como personagens. Seria apenas caricatural, engraçadinho. Mas é bem mais que isso.

Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

Todos os insumos, à exceção dos queijos, são produzidos na cozinha da casa. E, vamos ao que realmente interessa, o hambúrguer aqui é monumental: alto, suculento, feito com carne magra artesanalmente picada, assado sem gordura extra na charboil, com o sabor umami da carne ricamente potencializado pela passagem nessa grelha. Um de batata, outro australiano (sem café, mas com um pouco de chocolate e açúcar mascavo) os pães são algo a mais. O resto é acessório – e à altura do ingrediente principal. Molhos como ranch, gorgonzola e uma incrível cebola caramelizada ou crocante, ou a geleia de bacon artesanal de nunca mais esquecer, os burguers são alternados em composições uma mais sedutora do que a outra. Custam a partir de R$ 18 (e podem vir também em versão dupla).

Com nomes de estrelas, um dos mais atraentes é o Júlia Roberts (R$ 21,90), que aqui é feito de hambúrguer de carne, molho gorgonzola caseiro, bacon e molho ranch. Mas eu não vejo a hora de comer outra vez aquele pão australiano com cheddar, burguer molhadinho por dentro e a cebola caramelizada que eles batizaram com o nome da Nicole Kidman.

 

Últimas notícias