Cardápio

Prato feito de responsa no Seu Boteco

Botequim estilizado do Marco Zero serve pratos generosos e tradicionais

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/10/2015 às 5:00 | Atualizado em 14/03/2022 às 9:49
Divulgação
Botequim estilizado do Marco Zero serve pratos generosos e tradicionais - FOTO: Divulgação
Leitura:

Podem andar por aí. Dificilmente, vamos encontrar um P.F. tão classudo como do Seu Boteco: farto, vistoso, comida simples e direta, pratos que se comunicam diretamente com nosso paladar mais afetivo. Os pratos executivos da casa, naquela galeria de restaurantes diante do molhe de arrecifes do Marco Zero, honram a tradição dos grandes botequins brasileiros.

Boteco, na verdade, é apenas uma jogada de marketing para tornar mais afável a imagem do bar oficial da companhia cervejeira Ambev. Com todas as cervejas da multinacional na carta, é, sim, um lugar, em que o beber é tão ou mais estimulado que o comer, mas, se quisermos mesmo considerar a casa um boteco, com seus lustres estilizados, móveis novos de ar cuidadosamente vintage e o batalhão de garçons bem treinados, teríamos que classificá-lo com o rótulo de origem e uso carioca pé-limpo. Um boteco fino. Pé-limpíssimo. Ao que, de fato, interessa: Leonardo Max, o chef da casa, se garante quando o assunto é comida bem-feita e robusta. O prato chamado de Feijuca (R$ 29,90) é uma festa que só melhora na companhia de uma pilsen geladinha (não há chope disponível).

O nome sugere feijoada, mas a feijoada aqui é só guarnição. Na verdade, ao fazer o pedido, recebemos um prato encimado por duas lindas bistecas de porco suculentamente marinadas em limão e laranja antes de serem grelhadas, com arroz branco e duas bananinhas empanadas. Como guarnição, um minicaldeirão de ferro com a feijoada de feijão preto, ricamente temperada e cuja quantidade de paio e bacon desmentem sua descrição no cardápio como light.

Apesar da porção minúscula de farofa (podemos pedir reposição), o prato é uma festa. Vendido como individual, mas se precedido por um dos bons petiscos dali (obrigatórios, aliás) pode ser dividido sem pena. Classicões atemporais, pratos como o filé à parmegiana (filé mignon com molho de tomate gratinado com muçarela, servido com arroz de salsa e purê de batata com catupiry) e bife de tira (corte de picanha com batatas rústicas, vinagre e farofa) compõem o cardápio, que tem ainda o bom e hoje quase extinto estrogonofe de filé. Esse boteco elegante é, aliás, uma arena de clássicos. Seu Boteco. Av. Alfredo Lisboa, Bairro do Recife. Fone: 3424-6920.

Últimas notícias