Dalí Cocina

Vegetarianos e veganos ganham festival cheio de criatividade e sabor

O desafio do chef Robson Lustosa foi preparar um menu sem carne que fugisse às triviais saladas de verduras e legumes

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/03/2017 às 20:17
Gustavo Gloria/Divulgação
O desafio do chef Robson Lustosa foi preparar um menu sem carne que fugisse às triviais saladas de verduras e legumes - FOTO: Gustavo Gloria/Divulgação
Leitura:

A proposta da empresa, em parceria com o Dalí Cocina, é desmistificar a falsa imagem que estas cozinhas são pobres em sabor e, até, pouco nutritivas, proporcionando uma experiência focada em qualidade e sabor para os adeptos e curiosos. Sob a batuta do chef Robson Lustosa, o festival ganhou aromas e sabores, em duas versões: ovolacto vegetariana e vegetariana estrita.

No cardápio desta nova edição, o chef Robson Lustosa utiliza técnicas clássicas que se mesclam ao requinte contemporâneo na criação dos dois menus, ambos com entrada, duas opções de prato principal e sobremesa (R$59,90).

O desafio é usar a criatividade na composição de pratos “sem carne”, fugindo do lugar comum das saladas e legumes comumente oferecidos, partindo para opções que enchem os olhos e surpreendem o paladar. Entre os ingredientes de destaque estão os cogumelos frescos, aspargos verdes, lentilhas, mandioquinha e morangos.

 

SEM CARNE


Para a opção ovolactovegetariana, onde é permitido o consumo de ovos e leite, com seus derivados, o comensal inicia sua refeição tendo como entrada a salada de ravióli de abobrinha com mascarpone, aspargos e feijão branco (fatias de abobrinha marinada e recheadas com creme de mascarpone e tomate, servidas com salada de aspargos verdes inteiros, feijão branco e manjericão). Entre os pratos principais figuram, entre outros, o polpettinni de cogumelos ao creme de ervas com juliana de crepe e a kafta de lentilha e requeijão de corte com musseline de cenoura e legumes assados.

Já no menu vegetariano estrito, a refeição começa com pastéis crocantes de massa filo recheados com shitake, shimeji e pasta de alga nori com molho cremoso de tofu e gergelim. Na etapa principal estão fatias finas de batata, mandioquinha, macaxeira, batata doce e cenoura com creme maçaricado de tofu e ervas frescas com arroz de tomate seco, tomate uva e tomate cereja) ou a paella feita com arroz misto de alcachofra, aspargos, tomate uva, mandioquinha, abobrinha, abóbora e berinjela ao açafrão e páprica defumada.

Veggie’s Life – De 16 de março a 16 de abril Local: Dali Cocina, na Rua Felíciano Gomes, 172, Praça do Derby, fone: 3231-4759

 

Últimas notícias