Memória

Almoço homenageia Gilberto Freyre no casarão em que ele viveu

Alunos da Faculdade Senac irão reproduzir o cardápio que era rotina na residência

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/05/2018 às 17:34
JC IMAGEM
Alunos da Faculdade Senac irão reproduzir o cardápio que era rotina na residência - FOTO: JC IMAGEM
Leitura:

No final dos anos 1930, Gilberto Freyre, já consagrado por seu clássico Casa Grande & Senzala, impressinou a intelectualidade brasileira ao afirmar que, "sem açúcar, não se entende o homem do Nordeste". Autor que evidenciou, de forma definitiva, a importância da culinária na identidade cultural do Brasil, o sociólogo será homenageado com um almoço preparado pelos alunos da Faculdade Senac.

No dia 8 de junho, uma sexta-feira, os portões seculares da Fundação Gilberto Freyre, em Apipucos, no Recife, abrem-se aos convidados da turma do curso de Gastronomia da Faculdade Senac Pernambuco. Na ocasião, eles oferecem um almoço fechado em homenagem ao grande sociólogo, antropólogo e escritor pernambucano, autor de “Casa-Grande & Senzala”.

O cardápio foi inspirado no livro “À mesa com Gilberto Freyre”, com organização de Raul Lody (Editora Senac), e inclui iguarias diretamente ligadas à memória do intelectual. De entrada, escondidinho de charque, caldinho de feijão e casquinha de siri. Os pratos principais serão bode com feijão verde e farofa de paçoca, carne de sol com pirão de queijo e chips de macaxeira e sarapatel com farinha de mandioca e limão. Para evocar as doces lembranças, bolo de rolo com sorvete de tapioca, cocada e bolo inglês com brigadeiro de rapadura.

PITANGA

Os pratos serão harmonizados com cachaça pernambucana e licores de hibisco e pitanga. “Gilberto Freyre era grande apreciador dessas bebidas e costumava fazer batida de cachaça com pitanga (que Freyre chamava de licor), hortelã e maracujá para oferecer aos seus convidados”, conta Cláudio Queiroz, estudante e coordenador do evento. Ele explica que a ideia surgiu do fato de que a Casa de Apipucos era palco constante de almoços de família e recepções em que já estiveram personalidades como o escritor Aldous Huxley e o diplomata americano Henry Kissinger. “Todos os pratos eram feitos na casa, sob o comando de D. Magdalena, sua esposa. Nada era encomendado a terceiros”.

O evento é resultado das atividades desenvolvidas pelos alunos do terceiro módulo de Gastronomia dentro do Projeto Integrador, sob a coordenação da professora Íris França, que envolve diversas disciplinas. Neste dia, eles serão avaliados pelos professores Clarisse Fraga, de Gestão e Organização de Eventos; Robson Lustosa, de Enogastronomia; Amanda Vogas, Planejamento de Cardápio; e Lorena Bezerra, de Cozinha Clássica.

Últimas notícias