Grãos

Circuito do Café do RioMar promove palestras gratuitas

Silvia Magalhães, Débora Lemos Silvério Xavier e Romualdo de Souza conversam com o público

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/04/2019 às 16:56
Divulgação
Silvia Magalhães, Débora Lemos Silvério Xavier e Romualdo de Souza conversam com o público - FOTO: Divulgação
Leitura:

Dentro da programação do Circuito do Café, iniciada no último dia 1º, de segunda (15) até quarta-feira (17), sempre às 19h, o RioMar promove palestras para discutir o assunto com especialistas na área. Silvia Magalhães abre a programação, que é gratuita, com a palestra “O que você toma é café? Está na hora de aprender algumas técnicas”.

Barista, mestre de torra e cafeóloga proprietária do Cafés Especiais, Silvia é uma referência nacional na área. Sua conversa com o público recifense abordará o que seria um bom café, como reconhecê-lo e prepará-lo.

“Um bom café se define por vários fatores, mas começa na lavoura e vai até o momento de seu preparo, são várias fases da cadeia que devem ser bem cuidadas para que a qualidade não se perca. Atualmente, a melhor forma de se consumir cafés especiais é a compra em casas especializadas ou lojas gourmet. O começo para um consumo de cafés especiais é diminuir o uso de açúcar, preparar o café e saborear cada nota dele, buscar a doçura do próprio café, as nuances dele na xícara, pois cada um tem sua particularidade e intensidade de aromas e sabores”, indica.

Ela aponta ainda que o interesse por consumir grãos selecionados tem crescido e é reflexo da mudança dos hábitos alimentares dos brasileiros.

“Nós brasileiros estamos aprendendo a comer bem e por isso o país está passando por uma onda de aprendizado gourmet. Com certeza nossos filhos e netos já não tomarão mais cafés de baixa qualidade e as grandes empresas já sabem disso. Atualmente temos muitos pequenos (negócios) trabalhando qualidade e poucos grandes, mas em breve teremos muitos grandes no mercado. Para nós, o café é um vício. Afinal, somos o maior país consumidor de café do mundo”, enfatiza.

CONVERSAS

Na terça-feira (16), Débora Lemos Silvério Xavier, coordenadora de produtos das marcas Granado e Phebo, fala sobre “Perfume Arábica: Uma Homenagem ao Café”. Na quarta (17), Romoaldo de Souza – jornalista, apresentador do programa de rádio Café e Conversa e juiz em campeonato de baristas – conversa sobre a evolução do café, do tradicional ao especial.

Últimas notícias