CINEMA

A montanha do sete abutres é resgatado em DVD

Filme completa 50 anos de estreia em 29 de junho

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 18/06/2011 às 6:00
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

No próximo dia 29, completam-se 50 anos da estreia de A montanha dos sete abutres (Ace in the hole, 1951), o filme maldito de Billy Wilder. Notícia boa: a Paramount acaba de lançá-lo em DVD. Notícia ruim: o produto é exclusivo da Livraria Cultura, o que não é muito democrático. Preço: 29,90.

Como diz o jornalista Chuck Tatum, o personagem principal do filme: “Notícias ruins vendem bem porque notícias boas não são notícias”. Frases lapidares, por sinal, saem aos borbotões da boca do jornalista interpretado com a contumaz dose extra de adrenalina por Kirk Douglas.

Elas são inesquecíveis e qualquer jornalista que se preze deve tê-las na algibeira. Que tal esta: “Se não houver notícias, vou lá fora e mordo um cachorro”. E esta outra: “Você aprendeu o quê na faculdade de jornalismo? Propaganda?”

A montanha dos sete abutres foi um retumbante fracasso. Odiado pelo público e pela crítica. Tanto que chegou a ser relançado com um novo título: The big Carnival. Até hoje, professores de jornalismo usam-no como panaceia para domesticar estudantes. Uns confundem jornalismo com relações públicas. Outros confundem cinema com propaganda.

Leia matéria completa na edição deste sábado (18/06) do Caderno C, do Jornal do Commercio.

Últimas notícias