estreia

Meryl Streep no tapete vermelho para apresentar A Dama de Ferro

Atuação da atriz pela interpretação da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher tem recebido críticas unânimes

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 05/01/2012 às 9:18
Leitura:

A atriz Meryl Streep, cuja interpretação da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher em A Dama de Ferro é favorita ao Oscar, percorrerá o tapete vermelho nesta quarta-feira para a première do filme em Londres. A obra já teve pré-estreia na Austrália e nos Estados Unidos, mas sua première no BFI Southbank, bem perto do parlamento que Thatcher dominou por mais de uma década, tem um significado especial.

Alguns dos colegas de gabinete e adversários de Thatcher que já viram o filme, que só estrerá na Grã-Bretanha nesta sexta-feira, declararam que Meryl Streep capturou a essência da mulher cujo legado ainda é alvo de intenso debate. A atriz será homenageada com o Urso de Ouro Honorário, no Festival de Berlim, que ocorre de 9 a 19 de fevereiro.

Perfeitamente caracterizada, com o mesmo tom de voz agudo e os mesmos gestos, Meryl Streep dá vida a uma Thatcher quase tão autêntica como a real, o que lhe tem valido muitos elogios da crítica. “Meryl Streep encontrou a mulher por trás da caricatura”, afirmou o jornal Times. "Só uma atriz da estatura de Meryl Streep poderia capturar a essência de Thatcher", concordou o Daily Mail.

Mas se a atuação da atriz é unanimemente elogiada, os críticos estão menos entusiasmados com o filme dirigido pela britânica Phyllida Lloyd (de Mamma Mia!) a partir de um roteiro escrito por Abi Morgan, que privilegia os sentimentos em detrimento da política.

O filme estreia em um momento em que a ex-premiê britânica, que aos 86 anos padece de demência senil, já não é mais que uma sombra do que foi, mas a poderosa Thatcher ressurge com toda sua força nas telas. A obra é construída a partir de flashbacks sucessivos que esboçam o retrato do que foi a primeira mulher a ser chefe de governo de um país ocidental, e provavelmente a mais questionada de todos os premiês britânicos.

Meryl Streep, 62 anos, admite que sabia muito pouco das políticas de Thatcher antes de aceitar o papel, mas explica que o filme trata mais "do custo de suas decisões políticas sobre o ser humano". Assim, A Dama de Ferro - apelido dado pelos soviéticos - é uma história de ambição, poder ganhado e perdido, mas também de amor, centrada na relação de Thatcher com seu marido, Denis, morto em 2003.

O filme recria sua eleição para a Câmara dos Comuns e a luta contra os "fracos" de seu partido, contra a oposição trabalhista e seu discurso triunfal diante do Parlamento após a rendição das tropas argentinas na Guerra das Malvinas em 1982. Imagens de arquivo mostram as manifestações contra suas reformas, as grandes greves de mineiros, e o atentado do Exército Republicano Irlandês (IRA) contra o hotel onde se alojava durante a conferência de seu partido em 1984, que matou cinco pessoas.

Últimas notícias