CINEMA

Humor, futebol e filmes na abertura do Cine PE

Festival dá a largada nesta sexta-feira (26/04), no Centro de Convenções

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 26/04/2013 às 6:01
Daniel Bher/Divulgação
Festival dá a largada nesta sexta-feira (26/04), no Centro de Convenções - FOTO: Daniel Bher/Divulgação
Leitura:

 

Futebol e muito humor vão marcar a noite de abertura do 17º Cine PE: Festival do Audiovisual, que começa nesta sexta-feira (26/04) e por uma semana promete levar a multidão de sempre ao Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, no limite entre o Recife e Olinda. Com o tema Brasil: País do Futebol e do Cinema, o festival dá a largada com uma mais do que justa homenagem ao Canal 100. A Mostra Competitiva de Longas-metragens será aberta com a comédia Giovanni Improtta, de e com José Wilker.

Para as novas gerações, será uma descoberta e tanto assistir a trechos do cinejornal esportivo criado por Carlinhos Niemeyer e que era presença obrigatória nas salas de cinema do Brasil entre 1959 e 1986. A famosa introdução de Na cadência do samba, de autoria do compositor pernambucano Luiz Bandeira, dará as boas vindas a Alexandre Niemeyer, diretor do Canal 100.

O diretor do Cine PE, Alfredo Bertini, encontrou nos arquivos do Canal 100 o registro de uma partida inesquecível: a vitória do Sport Club do Recife por 1X0 contra o Flamengo, no Maracanã, numa disputa válida pelo campeonato brasileiro de 1975. “Quinze dias depois do jogo, eu assisti ao cinejornal no Cine São Luiz, que passou antes do longa Inferno na torre”, relembra.

Paralela à homenagem ao Canal 100, o Cine PE traz um pequena mostra de curtas-metragens sobre futebol, no Centro de Convenções, e um seminário com personalidades do mundo cinematográfico e esportivo, realizado na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), na terça-feira. Na quinta-feira, rola um seminário sobre Games, no auditório do Banco do Brasil, no Bairro do Recife.

Até domingo, o humor dá as cartas na programação da Mostra Competitiva. Giovanni Improtta, o contraventor carioca inventado por Aguinaldo Silva e imortalizado por José Wilker na novela Senhora do destino, reaparece na tela grande. A produção é de Cacá Diegues e Renata Magalhães. Giovanni Improtta mostra o bicheiro envolvido numa trama sobre tráfico de órgãos, assassinato e jogatina.

Amanhã, o bom humor sobe ainda mais a temperatura com a homenagem à atriz Marieta Severo, a Nenê do seriado A grande família. Marieta também é a personagem principal da neochanchada Vendo ou alugo, de Betse de Paula, na qual vive a personagem Maria Alice, uma mulher que tenta convencer toda a família de que é preciso vender o casarão onde moram para escapar da falência. 

 

Leia a matéria completa na edição desta sexta-feira (16/04) do Caderno C, no Jornal do Commercio.

 

Últimas notícias