CINEMA

Pernambuco conquista Grand Slam do cinema brasileiro

Em menos de um ano, Estado abocanhou principais prêmios dos três maiores festivais nacionais

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 19/08/2013 às 7:31
Edison Vara/Press Photo
Em menos de um ano, Estado abocanhou principais prêmios dos três maiores festivais nacionais - FOTO: Edison Vara/Press Photo
Leitura:

Com Era uma vez eu, Verônica, de Marcelo Gomes, e Eles voltam, de Marcelo Lordello, que dividiram o Candango de Melhor Filme no Festival de Brasília; a conquista do Prêmio Redentor da Première Brasil, no Festival do Rio, por O som ao redor, de Kleber Mendonça Filho; e o Kikito de Melhor Filme para Tatuagem, na noite de sábado passado, no Festival de Gramado, pode se dizer que o cinema pernambuco ganhou o Grand Slam dos festivais de cinema brasileiros ocorridos nos últimos doze meses. Essas vitórias consecutivas comprovaram, de uma vez por todas, que o encontro entre o apoio governamental e o talento dos cineastas colocou a produção local na posição de mais importante do País.

Entre os filmes que concorreram na Mostra de Longas-metragens Brasileiros, Tatuagem foi de longe a obra cinematográfica que mais brilhou durante o festival. A maneira como Hilton Lacerda olha para o passado – ao contar a história de um agrupamento humano sui generis numa época barra-pesada – e se dirige para o presente trouxe reflexões bem mais frutíferas que os outros sete filmes da competição. Se isso não se traduziu numa maior quantidade de prêmios, o problema é por causa da tendência ecumênica do Festival de Gramado. Este ano, todos os filmes saíram com algum prêmio na mão. Apesar disso, os três Kikitos são motivos de muita comemoração. Além de Melhor Filme, Tatuagem ganhou ainda os de Melhor Ator (Irandhir Santos) e Melhor Trilha Musical (DJ Dolores), como também o Troféu Cidade de Gramado como Melhor Filme Brasileiro pelo Júri da Crítica.

Leia a reportegam completa na edição desta segunda-feira (19/08) no Caderno C, do Jornal do Commercio.

O repórter viajou a convite da organização do festival.

 

 

 

Últimas notícias