itália

Nanni Moretti lança seu filme mais autobiográfico, Mia madre

Ator e diretor presta uma homenagem no filme a sua mãe

Marcelo Pereira
Cadastrado por
Marcelo Pereira
Publicado em 16/04/2015 às 8:18
Divulgação
Ator e diretor presta uma homenagem no filme a sua mãe - FOTO: Divulgação
Leitura:

 

 

 

 

O famoso cineasta italiano Nanni Moretti lança nesta quinta-feira o filme, Mia madre, no qual presta homenagem a sua própria mãe, que faleceu há quatro anos. Considerada a obra mais autobiográfica do cineasta e ator romano, de 61 anos, o filme narra as mil neuroses de uma diretora de cinema de sucesso, interpretada pela atriz Magherita Buy, que entra em crise pessoal e artística pela grave doença da mãe.

"Com os anos você pensa inevitavelmente mais na morte e este filme conta uma experiência que eu realmente vivi (a morte da mãe, Agata Apicella, professora de latim e grego)", contou Moretti em uma entrevista ao jornal Il Messaggero.

 

O diretor de Habemus papa, o filme que 'antecipou' a renúncia do papa, tem um papel coadjuvante no filme, o de irmão da protagonista, que tenta lidar com as dificuldades da diretora para aceitar que a mãe está morrendo.

Moretti, que exibiu seis de seus 12 filmes no Festival de Cannes, donde foi integrante do júri em 1997 e recebeu a Palma de Ouro em 2001 por O quarto do filho, além do prêmio o melhor diretor por Caro Diário em 1994, confessou que está disposto a retornar ao evento.

"Aceito tudo que Cannes pedir", disse.

 

O diretor, ator, produtor e roteirista cinematográfico, conhecido pela refinada ironia e sarcasmo com que aborda as angústias de sua geração e pelas críticas ao magnata e ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, volta a mesclar tragédia e comédia para descrever tanto as dores como os limites de todo ser humano ante a morte de um parente próximo.

 

 

 

 

Últimas notícias