CINEMA

Brócolis e Bajado são exibidos no Cinema São Luiz

Curtas representam Pernambucano no Cine PE

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/05/2015 às 9:58
Divulgação
Curtas representam Pernambucano no Cine PE - FOTO: Divulgação
Leitura:

A sessão desta quarta-feira (6/5) do Cine PE: Festival do Audiovisual começa com a dobradinha pernambucana Brócolis e Bajado. O primeiro concorre na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos, a Mostra PE. O segundo é único representante local na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais, a Mostra Curta Brasil.

Filmado em preto e branco em Super 16 e 16 mm, Brócolis conta a história de uma bailarina que acaba de se mudar para os Estados Unidos para integrar uma companhia de dança. "Brócolis foi concebido e começou a ser realizado ao longo do meu primeiro semestre na Temple University, na Filadélfia, quando fui juntando fragmentos, ideias, lembranças, sonhos, imagens que seriam integradas à composição de uma paisagem/processo - um filme", escreveu a diretora Valentina Homem, no site do curta-metragem.

Já o documentário Bajado é o segundo curta-metragem na competição do Cine PE realizado por Marcelo Pinheiro. Xirê, o primeiro, foi exibido no domingo.

Com Bajado, Marcelo faz uma grande homenagem ao pintor primitivo pernambucano que se autointitulava um artista de Olinda. Ou, mais precisamente, faz uma grande homenagem a Olinda por meio das obras do pintor, cujos murais - pintados, em geral, a pedido de lojas comerciais - deixaram uma marca indelével na memória dos moradores e da cidade.

Para ilustrar o filme, Marcelo tomou emprestado cenas do pintor que fazem parte de um filme Super 8 dirigido por Fernando Spencer e Celso Marconi. Uma dezena de artistas plásticos de Olinda relembram Bajado, como Isa do Amparo, Zé Som, José Carlos Viana e Tiago Amorim, entre outros.

Últimas notícias