CINEMA

Real Beleza, novo filme de Jorge Furtado, agita o Cine Ceará

Produção cubana A Obra do Século se destacou pelo humor cáustico

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 22/06/2015 às 11:16
Divulgação
Produção cubana A Obra do Século se destacou pelo humor cáustico - FOTO: Divulgação
Leitura:

As sessões do fim de semana do Cine Ceará confirmaram o que era uma suposição: a alta qualidade da seleção da Mostra Competitiva Ibero­Americana de Longa­Metragem é a marca registrada da edição comemorativa dos 25 anos do festival. Na noite do último sábado (19/6), o majestoso Cinema São Luiz, na Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza, ficou lotado com as exibições do brasileiro Real Beleza, de Jorge Furtado, e do cubano A Obra do Século, de Carlos M. Quintela.

Único filme brasileiro de ficção entre os nove da mostra competitiva, Real Beleza é uma tentativa do cineasta gaúcho de diversificar seu talento de contador de histórias. Exímio roteirista, Jorge Furtado deixa a comédia de lado para se aventurar por uma história de amor madura, um drama intimista sobre encontros e despedidas, partidas e recomeços, juventude e velhice.

Filmado em cinemascope em grande parte na Serra Gaúcha, o filme é tocado pela ideia da beleza. Na história, o fotógrafo João (Vladimir Brichta) resolve se embrenhar no interior do Rio Grande do Sul para descobrir uma jovem modelo e levá­la às passarelas do mundo. Entre dezenas de adolescentes, ele elege Maria (a Miss Mundo Vitória Strada, considerada uma sósia de Catherine Zeta­-Jones), que topa assinar um contrato.

Apesar de ser um tema interessante, a procura por essa beleza jovem, que pode dar lucro ao fotógrafo, não é o foco principal do filme. O que João realmente procura será revelado quando ele conhece Anita (Adriana Esteves), mãe de Maria e mulher de Pedro (Francisco Cuoco), um homem idoso e cego, que não está nem um pouco interessado em deixar a filha ir embora. "O que me levou a fazer o filme é que desde sempre acreditamos que a beleza vai salvar o mundo", destacou o cineasta, durante uma coletiva de imprensa na manhã de ontem.

Já no longa cubano A Obra do Século, os personagens parecem não acreditar em mais nada. E o que sobrou foi apenas o peculiar humor dos moradores da ilha, que se divertem em rir de suas próprias tragédias. Vencedor do prêmio Tiger, no último Festival de Roterdã, na Holanda, o filme não poupa nem o governo nem os próprios cubanos ao resgatar a história da Cidade Electro­Nuclear (CEN), que Fidel Castro e os aliados soviéticos tentaram construir no começo dos anos 1980, na província de Cienfuegos.

Com o acidente radioativo de Chernobyl e a derrocada da União Soviética, o projeto foi por água abaixo, deixando centenas de funcionários ­ entre engenheiros e cientistas, que estudaram em Moscou sem ter o que fazer. É o que acontece com as três gerações de uma família ­ um avô, um pai e um filho ­ que não consegue sair desse lugar onde nada acontece. O veterano ator Mario Balmaseda, que faz o avô, praticamente rouba o filme com seu mau humor e suas frases inconvenientes, mordazes e cortantes como uma navalha.

O repórter viajou a convite do Cine Ceará. 

Últimas notícias