CINEMA

Sonia Braga estrela novo filme de Kleber Mendonça Filho

Atriz será uma escritora e crítica de música aposenta no longa que será filmado a partir de agosto

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 07/07/2015 às 12:19
Divulgação
Atriz será uma escritora e crítica de música aposenta no longa que será filmado a partir de agosto - FOTO: Divulgação
Leitura:

A atriz Sonia Braga, radicada nos Estados Unidos, será a protagonista de Aquarius, o segundo longa-metragem do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. O novo filme do diretor de O som ao redor está em fase de pré-produção e começa a ser filmado no dia 4 de agosto. Sonia Braga será Clara,  uma escritora e crítica de música aposentada, viúva, mãe de três filhos adultos e moradora do Bairro de Boa Viagem. Clara tem também o dom de viajar no tempo.

“Estou muito feliz de poder trabalhar com Sonia Braga em Aquarius. Sonia é não apenas uma grande atriz, mas um ícone da cultura brasileira através do teatro, da TV e do cinema, seu carisma é também reconhecido internacionalmente. Poder tê-la interpretando Clara, mulher rochedo que está em praticamente todas as cenas, é uma honra, pura e simplesmente, e a sintonia de Sonia com Clara é linda. Sonia é uma estrela, no sentido clássico da imagem de cinema”, diz Kleber Mendonça Filho, no release enviado à imprensa na manhã desta terça-feira (7/7)

Sonia também falou sobre o convite do diretor pernambucano. “Quando li Aquarius, tive que parar para respirar. Sim, respirar e entender que era real. Que era um roteiro do Kleber Mendonça e que ele estava me oferecendo para participar. Pareceu de cara um sonho: uma personagem íntegra, da minha idade, com meus sonhos, com os meus sonhados filhos e família. Quis logo viver esta mulher. As palavras do roteiro pareciam que ja tinham andado na minha boca. Quando assisti a O Som ao Redor, entendi logo que tinha que parar, respirar, voar, para entrar no universo incrível e magnificamente estranho do Kleber. Me vi, me senti nele. Sei que a viagem em Aquarius será um mergulho num profundo mar azul, infinito e misterioso, mas simples. Um mergulho nos meus mais profundos sonhos e desejos. Mas, principal e finalmente, a volta e um mergulho na minha língua mãe, que me acolheu sempre tão carinhosamente. Kleber me escolheu e eu fico muito agradecida que um grande cineasta como ele me veja assim, dentro deste universo estranhamente desnivelado , mas com linhas paralelas, que só os artistas colocam no infinito.”

A atriz é um dos maiores ícones do cinema brasileiro. Nos anos 1970, causou furor no teatro TV e filmes, como o musical Har eo filme Dona Flor e seus Dois Maridos, que levou mais de 11 milhões de espectadores ao cinema e continua sendo um dos principais sucessos de bilheteria do cinema do brasileiro de todos os tempos. Sua filmografia ainda inclui sucessos como A Dama do Lotação e Eu Te Amo. Nos anos 1980, foi convidada para fazer filmes nos Estados Unidos e estrelou os filmes O Beijo da Mulher Aranha, Luar Sobre Parador e Rebelião em Milagro, entre outros. Moradora de Nova Iorque há 25 anos, ela tem também tem atuado em seriados de TV.

As filmagens de Aquarius terão duração de sete semanas, com locações em bairros diferentes do Recife. A produtora Emilie Lesclaux, da CinemaScopio Produções, reuniu boa parte da equipe técnica e de produção que foi tão importante em O Som ao Redor, como os fotógrafos Pedro Sotero e Fabrício Tadeu, os diretores de arte Juliano Dornelles e Thales Junqueira, Daniel Bandeira como consultor artístico, Nicolas Hallet na gravação de som, Amanda Gabriel e Leonardo Lacca como preparadores de um elenco de mais de 50 atores.  

Últimas notícias